Encanto de Caxias e Brilho da Alegria, Cacuriá Assa Cana, Neyzinho e Tropykália foram destaques da 10ª noite do São João Que a Gente Quer
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em sua 10ª noite do São João Que a Gente Quer, no Parque da Cidade. Expressões da cultura caxiense e maranhense passaram pelo Tablado e pela Vila Junina.
Na Vila Junina, o Forró Pé de Serra e Silvana Moraes, animaram os visitantes. Já o tablado recebeu um verdadeiro desfile da cultura. A Quadrilha Brilhar Junino, foi a primeira a se apresentar. Com 8 anos de existência, a Quadrilha se apresentou com 17 pares e levou o tema – As Riquezas do Nordeste para o palco.
“A Quadrilha Brilhar Junino foi a junção dos moradores da associação para que a gente fizesse algo que representasse a cultura popular, a cultura caipira, tradição. E, com esse intuito uniu-se a população. Fizemos o primeiro ano acontecer e desde o primeiro ano trazendo o tema. Esse ano estamos falando das ‘Riquezas do Nordeste’, da nossa cultura, da nossa fé”, disse Francisco Caio, presidente da Quadrilha Brilhar Junino.
Em seguida, a Quadrilha Caipira Saca Tampa, do Bairro Luiza Queiroz, com 24 pares, abordou o tema – Reviver a Cultura e Combate as Drogas. “Estamos trazendo o tema entendendo que mais cultura é menos drogas nos bairros. Eu tenho esse lema – se todos os bairros fizerem mais cultura teremos menos drogas” frisou Chico Forrozeiro, produtor cultural.
A Quadrilha Explosão Junina, do Bairro Itapecuruzinho se apresentou em seguida. A Quadrilha tem 8 anos de existência e cresce a cada ano. Em 2023, ela veio com 20 pares e defendeu o tema: ‘Celebrando as Estrelas do São João’. “Para nós da Explosão Junina é uma satisfação. São 8 anos fazendo cultura aqui na cidade. E, o que nos motiva é a força de vontade da comunidade e o movimento de jovens que querem participar e que amam a cultura“, frisa Jerson Borba, Presidente da Explosão Junina.
Em seguida o Bumba Boi Brilho da Alegria, do Bairro Campo de Belém fez todo mundo dançar. Com 60 componentes, o tema abordado foi: Como tudo começou. O Boi que nasceu na escola Emília Costa no Bairro Ponte, cresceu e agora é uma expressão da comunidade, envolvendo jovens de diversos bairros de Caxias (MA).
“O Boi já tem 12 anos. Estamos mostrando a nossa história. O Boi cresceu bastante e o nosso batalhão tem acima de 16 anos. O Boi hoje é da comunidade, temos sede no Campo de Belém, mas temos jovens do Campo de Belém, Salobro, Ponte e outros bairros“, disse Roney Silva, vice-presidente do Boi Brilho da Alegria.
O Cacuriá Assa Cana de São Luís (MA), com todo a sua sensualidade, também se apresentou no tablado do Parque da Cidade. “Somos do Bairro da Liberdade. Temos 24 anos de estrada e é um prazer estar em Caxias (MA). Estamos homenageando o Reggae de São Luís, a Juçara, Por do Sol e Guanaré Jesus. A gente já encontra em cidades do Interior, mas encontramos mais o Cacuriá em São Luís“, disse Rejane Durans, representante do Cacuriá Assa Cana de São Luís (MA).
O Boi Encanto de Caxias (MA), se apresentou e mostrou ser hoje um dos principais representantes da cidade de Caxias (MA). Com 60 componentes, o grupo celebrou os 30 anos de existência fazendo homenagem aos santos, com o tema: Encanto de Todos os Santos. “O Boi está em Caxias (MA) há 30 anos levando cultura. Todo ano trazemos uma temática diferente. E, este ano temos o tema: ‘Encanto de Todos os Santos’. O nosso Boi é Sotaque de Orquestra Alternativo com uma sonoridade que só o Encanto tem”, disse Ivan Abreu, cantador do Boi Encanto de Caxias (MA).
A noite foi fechada com as atrações Neyzinho e Forrozão Tropykalia. Neyzinho disse estar realizando um sonho em se apresentar com toda uma grande estrutura para o público caxiense.
“Hoje aqui eu estou realizando um sonho. Quero agradecer ao Prefeito Fábio Gentil, ao secretário de Cultura, Léo Barata, por permitir que os cantores locais tenham acesso à mesma estrutura de uma grande Banda”, disse Neyzinho, cantor.
Forrozão Tropykália que segue com a turnê 25 anos que iniciou em 2022, a Banda cearense em 2023, completa 26 anos de criação, levando o Forró Romântico para o Brasil.
“Nós estamos com o show 25 anos e acrescentamos o Junino para ficar ainda melhor. É um prazer estar em Caxias no São João Que todo mundo quer“, disse Carlinhos Gabriel, vocalista Forrozão Tropykália.
Temos músicas novas – Coração Medroso, Travesseiro Chora. O Maranhão é um berço para Forrozão Tropykália. É um prazer está em Caxias, que recebe a gente com carinho”, disse Klébia Camargo, vocalista da Banda Tropykália.
Neste domingo (02), será realizada a última noite do São João Que a Gente Quer, com: Boi de Morros, Dança do Lili, Júnior Viana, Gleydson Gavião; Fábio Carneirinho.