Durante 12 noites, a Prefeitura de Caxias, por meio da secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, celebrou o São João Que a Gente Quer. A abertura foi com o Desfile Cultural da Avenida Senador Alexandre Costa até a Rua das Sombrinhas no Morro do Alecrim, no dia 21 de de junho. E, de 22 de junho a 02 de julho no Parque da Cidade, no bairro Ponte, no espaço da festa popular e na celebração da cultura maranhense.

O evento já se consagrou como o melhor São João do interior do Maranhão. Diversas atrações artísticas e culturais passaram pelos três espaços montados no Parque da Cidade, fazendo a alegria das famílias caxienses: Vila Junina, Tablado e Palco Caxias + 200.

Este ano, o ano da cultura, dos 200 anos da adesão de Caxias, dos 200 anos do nascimento do poeta maior, Gonçalves Dias, não poderia ser diferente realizar uma festa grande e bonita, onde nós pudéssemos contemplar a cultura de Caxias, valorizar Caxias porque a cultura é a manifestação do sentimento do nosso povo. Foram 12 dias. Tivemos o desfile e onze dias no parque da cidade, com atrações também nacionais e estaduais que engrandeceram ainda mais aquilo que a gente tem em Caxias que é a nossa cultura”, avaliou o Secretário de Cultura de Caxias, Leonardo Barata.

Super aprovado o nosso São João, a festa está muito linda, muita segurança, e estou me divertindo bastante com as minhas amigas”, elogia a caxiense, Mônica Castro.

Pra fechar a última noite do São João Que a Gente Quer, se apresentou no tablado do Parque da Cidade, a pérola do folclore caxiense, a Dança do Lili, que ganhou o título de Patrimônio Cultural e Imaterial e em 2023 completou 38 anos. As coreografias lembram a rotina na zona rural da região de Caxias, como quebrar coco, lavar roupa no riacho, fazer comida no fogareiro e pilar arroz.

A gente agradece o apoio da prefeitura de Caxias pelo espaço e pela oportunidade de levar a dança do Lili em todas as festividades da cidade e pros bairros também”, agradece o coordenador da Dança do Lili, Aldenir Nonato.

O Bumba-Meu-Boi de Morros, foi a segunda atração no tablado da última noite do São João Que a Gente Quer na última noite. O boi tornou-se um dos mais importantes e respeitados grupos de sotaque de orquestra do Estado. E este ano, o Boi de Morros canta o tema “O Socorro vem do alto”, fazendo homenagem ao bicentenário do poeta caxiense, Antônio Gonçalves Dias.

Dentro desse tema, a gente presta uma homenagem ao bicentenário do nosso poeta maior, o indianista Gonçalves Dias, que a sua natividade é Caxias e nada melhor do que prestar essa homenagem no berço, na terra aonde ele nasceu, principalmente em uma época, um ano tão histórico como esse que é o seu bicentenário. Então, é uma gratidão enorme estarmos no melhor São João do interior do Maranhão que é Caxias”, enfatiza o presidente do boi de Morros, José Carlos Lobato.

Um dos espaços mais visitados no Parque da Cidade, foi a Vila Junina. Uma réplica de um dos pontos turísticos de Caxias, o largo de São Benedito, praça Vespasiano Ramos. No local, o visitante reviveu a tradição do passeio na praça e teve a oportunidade de conhecer locais que marcaram a história da Princesa do Sertão como o cabaré da Diracy, a farmácia São Benedito, a União Artística Caxiense e a Igreja de São Benedito.

Além de celebrar a cultura maranhense, o São João Que a Gente Quer, possibilitou geração de renda pras famílias caxienses. Foram cerca de 150 isoposeiros e barraqueiros, com o melhor da culinária maranhense e as deliciosas bebidas típicas das festividades juninas. “As vendas atingiram a nossa expectativa, o público compareceu pra comprar e hoje, no último dia, o parque está lotado. Cada dia eu trazia mais produto e vendia mais, foi muito bom”, afirma o dono de barraca Adriano Matos.

As vendas foram boas, e a gente sempre espera mais a cada noite. Estou agradecida pela organização que me proporcionou essa barraca e aos meus clientes que comparecerem, aprovaram meu tempero. Eu já me considero caxiense e fui muito bem acolhida no São João”, agradece a dona de barraca, Dilma Antônia.

Pra mim foi surpreendente. No ano passado, eu trabalhei com umas colegas e este ano decidi trabalhar pra mim mesma, e eu imaginei uma coisa e foi totalmente diferente. Graças a Deus deu tudo certo, foi um dos locais mais visitados pelas mulheres que gostam de drinks e eu sou muito grata por isso. É muito importante esse apoio da prefeitura de Caxias para os pequenos empreendimentos, é uma renda que ajuda o nosso negócio, foi essencial pra nós. Só agradecer de coração”, considera Carla.

E, pra animar a multidão presente na última noite do São João Que a Gente Quer, no palco principal do Parque da Cidade, show do cantor Fábio Carneirinho, que trouxe o melhor do forró de raiz. “É uma honra enorme estar pela primeira vez em Caxias, fazendo a autêntica música. Eu preparei os grandes clássicos da música nordestina, sobretudo nesse momento em que a gente tem viajado pelo Nordeste, um compromisso o nosso povo, trazendo o melhor do forró de sanfona”.

O forró de vaquejada, com Junior Vianna, tirou o público do chão. Ele foi a segunda atração a subir ao palco principal na última noite do São João Que a Gente Quer. “Trouxemos muito forró pra esse público que lotou aqui o parque da cidade, muita pressão no palco de Caxias e pra quem veio de outras cidades aproveitar o São João”.

E já era segunda-feira (03), quando o cantor Gleydson Gavião subiu ao palco do Parque da Cidade, encerrando com muito forró o São João Que a Gente Quer 2023.