A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou nesta quarta-feira (5), a celebração dos 187 anos de Emancipação Política, por força da Lei Provincial nº 24 de 5 de julho de 1836, que elevou a cidade de Caxias de Vila à categoria de cidade. A solenidade em frente à Prefeitura de Caxias (MA), contou com o hasteamento dos pavilhões de Caxias, do Maranhão e do Brasil. Uma homenagem de Chico Beleza, que cantou uma música em homenagem a Caxias (MA). O secretário Municipal Léo Barata, também entoou o hino de Caxias (MA), ao som da Banda Lira Municipal.

Amar nossa cidade! Essa é minha mensagem. É o fruto que a gente viu crescer e continua vivendo essa emoção. Parabéns Caxias (MA)”, disse Chico Beleza, artista caxiense que cantou uma música em homenagem a Caxias (MA).

É uma data que tem que ser rememorada, lembrada, resgatada. Por isso, aqui no paço municipal em frente estamos hasteando as bandeiras, para que a população vá compreendendo a questão do 5 de julho. Em 1811 Caxias saiu de Arraial das Aldeias Altas e se torna Vila de Caxias. Quando se torna Vila, ela tem direito a uma Câmara Municipal e um Fórum, que eram justamente as instituições que comandavam a Vila. E, anos depois, no dia 5 de julho de 1836 se torna cidade de Caxias (MA)”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Durante o evento a Prefeitura de Caxias (MA) apresentou a Cápsula do Tempo, que vai passar por várias entidades, órgãos e instituições para que as pessoas possam depositar informações e registros de 2023. No dia 1º de agosto ela será depositada em frente à Prefeitura de Caxias (MA) e só será aberta somente em 2073. A ideia é que a atual geração possa dialogar com a futura geração que vai abrir a Cápsula do Tempo em 5 de julho de 2073, ou seja, daqui a 50 anos.

A Cápsula do Tempo vai rodar a cidade de Caxias, em escolas, feiras, onde as pessoas vão depositar objetos dentro da Cápsula e será depositada dia 1º de agosto, e será colocada uma placa e só será aberta daqui a 50 anos”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O Prefeito de Caxias Fábio Gentil também assinou a criação de um concurso de fotografia, cujo edital será disponibilizado nos próximos dias. Em seguida, a Polícia Rodoviária Federal, homenageou a contribuição do município com a parceria institucional. Receberam as menções honrosas o Prefeito Fábio Gentil e o secretário municipal de Segurança, Sargento Mesquita.

O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil também aproveitou a ocasião para anunciar que a Prefeitura de Caxias (MA) fará a entrega de 200 ações entre obras e serviços para todos os caxienses entre o dia 15 de julho e 1º de agosto de 2023. Uma vasta programação com eventos festivos e obras públicas serão apresentadas aos caxienses vivenciam a experiência do ano jubilar, em que Caxias (MA), comemora os 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil em 1º de agosto de 2023. E, também, os 200 anos do nascimento do Poeta e pai do Romantismo brasileiro, Antônio Gonçalves Dias.

Hoje 5 de julho, são 187 anos de emancipação política. Nesse intermédio de até 1º de agosto, nós vamos fazer 200 ações, entre obras e mais equipamentos de saúde, veículos, segurança para o nosso município. Além de empreendedorismo nas escolas, da Secretaria da Mulher, dentre outras. São 200 ações que vão enaltecer a nossa população. E, acima de tudo mostrar ao estado do Maranhão o quanto desenvolveu e vai desenvolver ainda mais”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Para os caxienses que estavam presentes o momento é de celebração e de amor por Caxias (MA). “Quero deixar uma mensagem para que todos colaborem com a cidade. A gente tem que passar isso para as crianças, resgatar a cultura. Eu amo Caxias. Parabéns!”, disse Lia Lobo, caxiense.

“A mensagem hoje para a nossa cidade. E, que nós todos possamos cuidar e contribuir com a cidade todos os dias, é uma obrigação coletiva, para que possamos deixar essas memórias para o futuro”, disse Núrya Ramos, Assistente Social.

São várias datas importantes, onde Caxias comemora essa consolidação política. Muitas vezes as pessoas confundem a Adesão à Independência com o Aniversário da cidade. Parabéns Caxias! O significado maior é ver a população com entusiasmo”, destacou Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).

Confira a reportagem:

Palavras chaves: ,