A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizam na última quarta-feira (5), no Centro de Treinamento João Paulo II, a abertura da 13° Conferência Municipal de Assistência Social de Caxias-MA, que tem como tema: Reconstrução do SUAS o SUAS que temos e o SUAS que queremos.

Como usuários da assistência social, nós devemos estar presentes nesses eventos. A conferência é muito importante, pois o poder público escuta os nossos anseios, as nossas dúvidas e o que queremos para nossa vida, para nós, como usuários”, afirmou Maria Júlia, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Após o credenciamento dos participantes ocorreu a abertura da Conferência Municipal de Saúde, que é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social e que contou com a participação do: Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil; da secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Ximenes; o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rodrigues; a Presidente do Conselho Municipal de Assistência social, Maria Julia e representantes de entidades da Sociedade Civil. Em seguida foi feita a leitura e aprovação do regimento interno e a palestra Magna da Palestrante, Arlete Abreu.

O usuário do SUAS precisa ter direito ao benefício, à transferência de renda, mas também precisa ter autonomia no sentido de acesso aos serviços e outras ações que são intersetoriais, como inserção no mercado de trabalho, políticas de habitação, saúde, educação, dentre outras que haja integralidade da proteção”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Durante o evento, cinco eixos temáticos, que serão debatidos e de onde serão propostas que serão levadas para a etapa estadual e, posteriormente, para a Conferência Nacional da Assistência Social: Financiamento; Controle Social; Articulação entre segmentos; Serviços, programas e projetos; Benefício e Transferência de renda. Além de representantes do poder público, também estiveram presentes representantes de organizações voltadas à assistência, trabalhadores e usuários do sistema CRAS e CREAS.

Durante sua fala o Prefeito de Caxias Fábio Gentil disse que apesar de todas as dificuldades dos últimos anos em manter os projetos sociais, sua gestão deu apoio e se esforçou bastante para não deixar o público desassistido. “Nós tivemos 70% dos recursos cortados da assistência, mesmo assim a Prefeitura de Caxias manteve os programas sociais funcionando, a gente entende que assistência precisa está viva para ajudar a população, e hoje vamos discutir o futuro do SUAS agora da melhor maneira e com recursos suficientes para manter os projetos”, destacou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Nesta quinta-feira (6), o evento dá seguimento com a discussão de propostas e eixos temáticos, para posterior eleição dos delegados que vão representar Caxias na Conferência Estadual de Assistência Social.