Na última sexta-feira (7), profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Caxias, realizaram treinamento de Primeiros Socorros para 13 colaboradores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Caxias.

No curso foram abordados técnicas para primeiros socorros de pacientes em crise convulsiva, vítimas de engasgo e parada cardiorrespiratória. O Gerente Regional do SEBRAE, Stênio Pinheiro, destacou a parceria entre o SEBRAE e o SAMU Caxias. “É uma parceria para capacitar a nossa equipe do SEBRAE nesse tipo de atendimento imediato. Tivemos recentemente um caso dentro da nossa equipe, inclusive foi a principal motivação para buscarmos essa parceria com o SAMU, onde uma colega precisou de um atendimento de emergência e as pessoas que estavam próximas não tinham essa conhecimento em saber quais os procedimentos executar nesse momento”, contou.

A equipe do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Regional Caxias conta com 6 profissionais, que periodicamente realizam palestras e rodas de conversas levando dicas, orientações de salvamento em casos de alguma necessidade de socorro antes dos profissionais habilitados chegarem.

O instrutor do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Caxias, Robson Miranda, falou sobre o objetivo do treinamento. “O nosso objetivo é capacitar pessoas leigas no atendimento básico de primeiros socorros, as formas de abordagem deles no ambiente de trabalho, como ajudar uma pessoa com crise convulsiva ou alguém que teve engasgo com alimento ou que entrou em parada cardiorrespiratória. Estamos instruindo quais são os procedimentos que eles devem realizar de imediato, até que a equipe do SAMU chegue para realizar o atendimento especializado”, finalizou.

Confira a reportagem: