A Prefeitura de Caxias (MA), informa que o Governo do Estado irá realizar uma Audiência Pública para trabalhar o Orçamento Participativo (OP) 2023. O trabalho está acontecendo em 32 municípios maranhenses. Em Caxias, a audiência será realizada na Câmara Municipal, a partir das 8h desta quinta-feira (13). Toda a população está convidada a participar.

Por meio do Orçamento Participativo (OP) 2023, a população contribui decidindo as prioridades na aplicação e investimento do dinheiro público. O OP é coordenado pelas secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan), com o apoio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

Cada região do Maranhão poderá apresentar até 10 propostas a partir dos eixos: economia próspera e inclusiva; educação, identidade e cultura transformadoras e estruturantes; meio ambiente valorizado e resiliente; governança efetiva, conectada e inovadora e sociedade saudável, segura e justa, que dialogam com os eixos de trabalho do Maranhão 2050, primeiro plano de longo prazo do Estado. Ao final do Orçamento Participativo 2023, serão elaboradas 320 propostas, todas elas serão integradas ao Plano Plurianual 2024/2027. Mas para eleger as ideias que irão compor a Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA 2024), será realizada uma votação na Plataforma Participa MA Clique aqui. Cada regional escolherá uma entre as dez propostas que foi elaborada na audiência pública no OP.

O Orçamento Participativo é uma das formas de promover o municipalismo. As escutas acontecerão em 32 municípios/sede, no período de 4 de julho a 1º de agosto, dentre eles: Barreirinhas, Balsas, São João Dos Patos, Barra do Corda, Araioses, São Raimundo das Mangabeiras, Colinas, Presidente Dutra, Dom Pedro, Codó, Lago da Pedra, Timon, Pedreiras, Bacabal, Urbano Santos, Bequimão, Caxias, Zé Doca, Carutapera, Açailândia, São Bento, Santa Inês, Governador Nunes Freire, Estreito, Viana, Arari, Itapecuru-Mirim, Grajaú, Cururupu, Rosário e Imperatriz.

Palavras chaves: , ,