Neste domingo (9), realizada pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal já de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, foi dedicada ao Reggae. E, contou com as apresentações dos DJs: Guilherme Fraga; Josy Teles e Toddy Roots DJ. Os principais sucessos dos nomes do Reggae no mundo foram executados.

Nós da Associação estamos integrados aos eventos. Estamos participando dos eventos da cidade. Antes da atual gestão a gente não fazia parte dos eventos da cidade, mas agora a gente está integrado”, disse Guilherme Fraga, DJ.

Além de lutarmos contra os paradigmas, nós criamos a Associação dos Regueiros de Caxias. E, buscamos os nossos direitos, de buscarmos evidenciar o Reggae, porque é uma música que fala de paz e amor. E, além disso valoriza a cultura do Maranhão”, disse DJ Toddy Roots

“Desde o final da Pandemia a gente teve o cuidado de inserir o Reggae, fomentando e quebrando preconceitos. É um ritmo dançante, envolvente, é um ritmo que tem tudo a ver com o Maranhão e tem que estar na Feirinha“, destacou Tatiane Sobral, coordenadora da Feirinha da Gente.

A Feirinha também recebeu estudantes do curso de ciências biológicas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, que realizaram uma exposição dos conhecimentos que aprenderam durante o semestre e realizaram o projeto de extensão, levando à comunidade prevenção contra doenças, a exemplo do câncer, além da apresentação de óleos essenciais, dentre outros temas.

É uma turma do curso de ciências biológicas. É uma atividade de extensão onde eles trazem diversos temas. Não é só na área da saúde, mas da química, biologia, e os óleos essenciais e prevenção ao câncer”, disse Ana Júlia, Prof.ª do IFMA.

A gente está apresentando vários temas, óleos essenciais. Todo final de período vamos estar por aqui, mostrando o que a gente aprendeu. Vamos estar por aqui, porque esse é o nosso projeto de extensão”, frisou Ane Beatriz, aluna do curso de Ciências Biológicas.

“O Instituto atua com o ensino, pesquisa e com a extensão. E, na extensão a gente se envolve com a sociedade como um todo. Essa ação pode acontecer de diferentes formas e hoje e estamos aqui no Centro da cidade em interação com a a comunidade”, disse Luís Moraes, Departamento de Extensão e Relações Institucionais do IFMA.

A Feirinha contou ainda com o artesanato local, café da manhã, almoço, drink, produtos da agricultura familiar e serviços de saúde oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, na Barraca da Saúde.

A Feirinha da Gente é promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e conta com o apoio de outros órgãos: Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assessoria de Comunicação (ASCOM), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Segurança Pública (Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Adjunta de Transportes e Urbanismo), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Associação dos Artesãos de Caxias.