A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou, na nesta segunda-feira (10), palestra com a temática intitulada ‘Saúde Mental: Bullying, Racismo, Automutilação e Suicídio da Adolescência’ para alunos da Escola João Lisboa. A ação tem como objetivo orientar e promover debates sobre saúde mental para adolescentes. Além de conscientizar e alertar sobre a temática.

Maria José, psicóloga que realizou a palestra, explicou sobre a ação. “Falar sobre saúde mental é sempre muito interessante e cada turma tem sua especificidade. Estive no 6º anos e eles trouxeram geralmente temas como Bullying, já o 9º anos trouxe as temáticas mais aprofundadas sobre transtornos mentais e as dúvidas deles sobre isso. Quanto mais informações trouxermos para os alunos, é melhor para que eles aprendam se cuidar e proteger. Além de perceber a importância disso, porque ainda existe muito tabu quando se fala de saúde mental”, disse.

“Eu achei muito importante a palestra porque é um assunto muito  pouco falado nas escolas. Muitas pessoas se sentem inseguras em relação a isso, por conta de dificuldade de falar sobre. Uma pessoa que tem esse tipo de problema tem dificuldade de desabafar sobre, então a palestra é importante para normalizar” destacou aluna da Escola João Lisboa.