Foi realizada nessa terça-feira (11), a 6ª Tutoria da Planificação da Atenção à Saúde para profissionais da Região de Saúde de Caxias. Na ocasião estiveram presentes representantes do Hospital Beneficência Portuguesa, enfermeiros, médicos, dentistas e Agente Comunitários de Saúde da Atenção Primária à Saúde (APS). Alguns do temas abordados foram a estratificação de risco de gestantes, idosos e crianças, além de atendimentos a pessoa com condições crônicas.

A consultora da Beneficência Portuguesa, Ademilde Andrade, falou sobre os avanços da Rede de Saúde. “Nós estamos vendo um avanço muito grande em todos nos municípios da região. Nesta oficina estamos trabalhando a atenção as condições crônicas, pois o atendimento desse paciente precisa ser diferenciado, porque é uma condição que permanece por muito tempo ou por toda vida. Estamos percebendo avanços no atendimento ao crônico, hoje nossas gestantes são estratificadas o risco, e cada uma delas tem um manejo diferenciado, a mesma coisa acontece com criança, o hipertenso e o diabético”, explicou.

Livia Paiva, referência técnica de Saúde Mental na Planificação, ressaltou a parceria entre os dois processos de planificação. “É muito importante as duas planificações estarem unidas para avançarmos no processo e nos planos de ações. Nós estudamos territórios, estratificação e classificação de risco de criança, gestantes, idosos. É importante para melhorarmos a assistência dos nossos usuários”, destacou.

Uma expectativa de futuro é poder aprender com o caso de Caxias, que é referência para todo Brasil, no campo dos esforços da estratificação de risco da linha de cuidado materno infantil. A gente zela pelas boas práticas e disseminar esse conhecimento na sociedade, Caxias já é um caso de sucesso”, finalizou Monique Moura, equipe de projeto da Umane, associação da sociedade civil que apoia projetos na área do fortalecimento da saúde pública.

Palavras chaves: ,