Nesse sábado (15), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Paraíso, realizou o 1º Encontro de Lazer e Promoção de Saúde do grupo Mexa-se da unidade. Na oportunidade, foram ofertados: café da manhã, roda de conversa sobre a importância do autocuidado, alimentação saudável, zumba, dinâmicas e atividades corporais.

O encontro aconteceu no Parque Balneário Veneza e teve como foco hipertensos e diabéticos que fazem parte do grupo. Yago Santos, profissional de educação física da UBS Vila Paraíso, falou sobre o encontro. “Hoje é nosso primeiro encontro de promoção de saúde e lazer. Trouxemos todos os nossos assistidos para o Balneário Veneza. A atividade física é muito importante para o desenvolvimento deles, até no processo de envelhecimento, aumentando as capacidades funcionais e, juntamente com a boa alimentação, vai inibindo algumas doenças crônicas”, ressaltou.

A enfermeira da UBS Vila Paraíso, Julia Costa, explicou sobre o projeto na unidade. “O Projeto Mexa-se é do município, mas fizemos uma adaptação para a unidade, com um grupo especifico que são os hipertensos e diabéticos, onde realizamos uma estratificação de risco. Esse paciente é avaliado pelo nosso profissional de educação física e nutricionista, onde é feita antropometria e ele é enquadrado nesse grupo para participar de atividade física na segunda, quarta e sexta-feira”, contou.

“A gente tem que ter toda a atenção para esses pacientes, pois doenças crônicas sabemos que não tem cura, mas tem controle e monitoramento. Temos que trazer eles para perto da UBS, não só no consultório, mas temos que envolver eles em atividades”, destacou Noelia Cunha, coordenadora de doenças crônicas.

“São muito bons profissionais, todos me atendem muito bem” disse Maria dos Milagres, participante do projeto.

O Secretário de Infraestrutura, Zé Gentil Neto, que também participou do momento de lazer falou da importância da atividade. “Para mim é sempre motivo de alegria e satisfação poder participar de momentos como esse. Uma semana atrás eu conheci o projeto Mexa-se e participei da atividade e, hoje, vim aqui para essa ação maravilhosa, onde o foco principal é a saúde dos nossos idosos”, finalizou.