A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia (Semect) em parceria com a Pastoral da Educação realizou o encerramento da Formação Continuada para professores do Ensino Religioso.

“Eu gostei bastante, conhecemos a respeito da religião de cada comunidade afro-brasileira, indígena entre outras. Conhecemos a fundo os ensinamentos, foi muito proveitosa a qualificação”, destacou a gestora escolar, Maria Delfina

“É relevante pelo fato de informar a cidadania a humanização e cultivar o amor, a fraternidade dentro das escolas. Através do curso nós conseguimos formar uma nova sociedade de pessoas capacitadas para disputar o que é bom que Deus proporcionou para a comunidade. Então precisamos assim humanizar nossa área com valores e cidadania”, destaca o professor e pastor, Josué Silva Oliveira.

“A conclusão desse curso é uma vitória da própria Pastoral da Educação, mas também daqueles que concluíram o curso. São pessoas que acrescentaram ao seu cabedal intelectual mais conhecimentos, sabedoria, a maneira de dizer essa dimensão bonita do ser humano transcendente que é religioso. O ensino religioso ele é pluralista, ele é ecumênico e tem a maior expressão da pessoa humana, essa dimensão em todos os povos em todos os tempos em todas as culturas é uma pessoa que é Deus, Jesus Cristo, que é o verbo de Deus que se fez homem e habitou no meio de nós independentemente de uma expressão de uma religião, mas algo que passa todas as religiões uma busca além de si mesmo”, explicou José de Ribamar, pároco.

A qualificação para os profissionais da educação através da Formação Continuada teve a duração de 6 meses, com os eixos formativos divididos em três módulos: I. Fundamentos do Ensino Religioso; II. Diversidade Cultural e Religiosa; III. Formação e Prática. “A formação é específica para o ensino religioso formando este homem, esta mulher para esse exercício da cidadania, dentro da área de atuação específica de conhecimento, com dinâmica, com a cidadania. Queremos agradecer a Deus por essa conclusão, são professores qualificados que estavam repassando os conhecimentos na formação, nosso curso foi riquíssimo. E, agradecemos ao nosso Prefeito Fábio Gentil, à Secretária Ana Célia Damasceno, a professora Francilane pela parceria com a UEMA, ao Padre Ribamar e todos os participantes e professores”, destacou Maria de Lurdes, coordenadora do Ensino Religioso.

Após os 6 meses de muito conhecimento adquiridos, os profissionais do Ensino Religioso receberam certificado pela conclusão do curso. Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Ana Célia Damasceno, também recebeu uma certificação de Menção Honrosa. “Estamos aqui mais uma vez, agora neste momento finalizando o curso de Ensino Religioso para os professores da rede municipal de ensino de Caxias. Inclusive tivemos a presença de professores de Teresina-PI participando deste momento. O curso foi ofertado pela Pastoral da Educação com a Diocese de Caxias, a Igreja São Benedito em parceria com a Secretaria de Educação. Quero aqui aproveitar e parabenizar todos os professores que participaram da formação, bem como os acadêmicos que acrescentaram a mais conhecimento sobre o ensino religioso. Parabéns a todos”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.