Em parceria com acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão, do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), realizou testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis no Tiro de Guerra , nesta quarta-feira (19).

A ação teve como público-alvo os atiradores em curso e faz parte do Julho Amarelo, mês de combate as hepatites virais. Na ocasião, foram ofertados teste para HIV, sífilis e hepatites B e C. Rosangela Almeida, diretora do curso de enfermagem UEMA, destacou a importância da ação.

Essa testagem é rápida, eficaz e segura, além de ser bastante acessível, pois temos em toda rede municipal de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive no CTA, que são nossos parceiros. Os resultados positivos que detectarmos serão encaminhados ao CTA e lá serão feitos exames complementares para se chegar a um diagnóstico. Essas testagem são de suma importância, pois fazem esse rastreamento precoce e quando fazemos isso, temos condições de darmos um tratamento e uma assistência rapidamente, evitando a cadeia de transmissão dos agravos”, destacou.

Suzana Bezerra, representante do CTA/SAE, falou sobre os serviços da unidade. “A nossa equipe abrange o maior número de pessoas possíveis, para que a gente descubra as doenças e possa levar informação para a população sobre o tratamento, onde tratar e as formas de prevenção”, disse.

É muito importante os serviços de saúde estarem vindo aqui na base do Tiro de Guerra fazer esses testes“, finalizou André Cunha, atirador em curso.