A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) realizou, nessa segunda-feira (24), ação de saúde em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as Hepatites Virais, na unidade.

O evento contou com uma roda de conversa sobre a temática de campanha, além de distribuição de preservativos femininos e masculino e realização de testes rápidos para Hepatites B e C, sífilis e HIV.

Raimundo Barradas, médico infectologista, falou sobre o tratamento contra as hepatites virais e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).“Nós fazemos o cadastro, geralmente de pessoas daqui ou de cidades vizinhas, e iniciamos a medicação, sendo reagente o exame, e pedimos os exames de controle para saber como está a imunidade, assim é investigado os restantes das ISTs”, finalizou.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

As hepatites virais causam sintomas como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O melhor remédio mesmo é a prevenção.

Quanto mais relacionamentos seguros se tem melhor. Porém, uma vez a pessoa acometida pelas infecções e iniciado o tratamento, a pessoa não deve interromper o tratamento sob pena do agravamento da saúde.