A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através das Coordenações do Programa Bolsa Família (PBF), Cadastro Único (CADÚNICO), Coordenação da Proteção Social Básica (PSB), e representantes do setor financeiro da pasta do município, participaram da oficina do PROCAD-SUAS, que teve inicio nesta quarta-feira (9), no auditório da Prefeitura Municipal.

Nesta quinta-feira (10), a oficina será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Bacuri), e no Centro de Convivência do Povoado Descanso. A capacitação está sendo realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), através da Secretaria Adjunta de Transferência de Renda e Cidadania (SARC) e Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e CADÚNICO, que explanou situações referente ao Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCADSUAS). Dentre os objetivos, estão: visitas a famílias que tiveram o cadastro cancelado pelo Governo Federal por não estarem dentro das condicionalidades. Devido a identificação de pessoas que estavam recebendo benefício sem estar dentro das condicionalidades, o Governo Federal acabou cancelando benefícios de pessoas que realmente precisam do benefício social. Um dos objetivos da capacitação é direcionar às coordenações municipais a realizem busca ativa para identificar apenas as pessoas que estão dentro dos critérios para receberem os benefícios sociais.

Nós estamos fazendo essa capacitação regionalizada. Já passamos por 49 regionais, e estamos repassando como devem ser utilizados os recursos repassados pelo Governo Federal. A forma de cadastro permanece a mesma, dando as informações verídicas e o objetivo é atingir às famílias que realmente precisam do benefício social”, disse Camila Mousinho, coordenadora regional e Assistente Social da SEDES.

Nós estamos aqui para saber como utilizar esses recursos do PROCAD-SUAS para que possamos utilizar esse recurso na busca dessas pessoas. Muitas pessoas que fizeram cadastro unipessoal não se enquadravam, e o Governo Federal bloqueou muitos benefícios de pessoas que precisam do benefício. Agora o Governo lançou o Programa da Busca Ativa para que elas possam atualizar o seu cadastro“, disse Inês Torres, coordenadora do CadÚnico e Bolsa Família.

A oficina contou com os representantes dos municípios das Regionais Timon: Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e da Regional de Caxias: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar, e São João do Sotér.

O PROCAD-SUAS ele passa orientações sobre os recursos destinados à Assistência Social para que possamos fazer a busca ativa das famílias que necessitam e precisam. A análise do Governo Federal, as famílias que não estão habilitadas para receber o benefício receberão uma visita dos órgãos para saber se necessitam do benefício. Essa análise está acontecendo em todo o Brasil”, frisa Miguel Correia, gestor do CadÚnico São João do Sóter