Musical e Recital ‘Dias de Poesias’ realiza últimos ensaios para homenagear os 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias
Os últimos ensaios do Musical e Recital que está sendo preparado pelo grupo Abraçarte Caxias para homenagear o maior nome do romantismo brasileiro estão sendo realizados. Nesta quinta-feira (10), será realizado o espetáculo ‘Dias de Poesias’ recital e musical – Uma homenagem aos 200 anos do Poeta Gonçalves Dias, a partir das 19h, na Praça Gonçalves Dias no Centro de Caxias (MA).
“Há 17 anos o Abraçarte homenageia Gonçalves Dias. Então, nós vamos homenagear com Dias de Poesias, Musical e Recital, onde da melhor maneira possível nós vamos homenagear o maior poeta do romantismo brasileiro, esse filho ilustre Antônio Gonçalves Dias. Todas as poesias a serem recitadas são de Gonçalves Dias, e vamos destacar a figura de Ana Amélia. Nós também temos uma performance coreografada, onde vamos abrir o espetáculo com um Fado, fazendo alusão a estada de Gonçalves Dias em Portugal“, explica Gilvaldo Quinzeiro, professor e diretor teatral.
Em 2023, Caxias homenageia os 200 anos do Poeta Antônio Gonçalves Dias foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro e um grande expoente do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como “indianismo”. Um dos seus textos mais famosos é Canção do Exílio. O espetáculo terá como um dos focos retratar o amor não correspondido de Gonçalves Dias por Ana Amélia.
“Com o poema ‘Ainda uma vez Adeus’, a gente tem a ideia de como teria sido esse amor não correspondido com Ana Amélia. Eu vou recitar três poemas: Ainda uma vez Adeus, Seus Olhos e Sonetos”, destaca Ozías Silva, ator.
Para Gilvaldo Quinzeiro, que é professor, poeta, psicanalista e diretor teatral, Gonçalves Dias, é um dos nomes mais importantes da história de Caxias e representa um nome que une os caxienses e maranhenses.
“Gonçalves Dias unifica Caxias. Ele se tornou um mito, um arquétipo em nosso imaginário. Deste modo, os caxienses precisam compreender a importância de Gonçalves Dias. E, ao homenagear Gonçalves Dias, estão homenageando a memória de Caxias”, frisa Gilvaldo Quinzeiro, professor e diretor teatral.
O Musical e Recital é realizado pelo Grupo Abraçarte Caxias e tem apoio da Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.