Antônio Gonçalves Dias recebe homenagens em Caxias (MA) alusivas ao 200 anos do nascimento do Poeta
A Prefeitura de Caxias (MA), abriu logo cedo da manhã desta quinta-feira (10), as homenagens ao Poeta Antônio Gonçalves Dias, alusivas ao 200 anos de nascimento do Poeta. A Praça Gonçalves Dias amanheceu ao som dos artistas: Jhonny Casa Nova e Jhony Rios dedicando canções a todo o legado deixado na literatura e poesia do Poeta Indianista e Pai do Romantismo Brasileiro.
“É um enorme prazer estar aqui reverenciando as coisas boas, depois de uma Pandemia, voltando a dá importância a poesia e a palavra escrita. Acho que isso aconteceu muito com a obra de Gonçalves Dias que 200 anos depois, seus escritos estão atuais“, disse Jhonny Casa Nova, cantor e compositor.
“Gonçalves Dias não morreu, ele continua vivo em cada ser, em cada rio que nasce, em cada criança, enquanto a cidade existir e enquanto lembrarmos dele, ele estará vivo em nossos corações. Então, estar hoje na Praça Gonçalves Dias, comemorando 200 anos do nosso poeta e grande escritor, conhecido em Caxias e no Mundo inteiro é muito gratificante. Gonçalves Dias é pura poesia“, disse Mercilene Torres, historiadora.
Em seguida estudantes do Educandário Cristo Rei subiram ao palco de recitaram poesias e contaram a história do poeta ao público presente.
“Hoje estamos comemorando 200 anos do Poeta Gonçalves Dias, esse poeta ilustre, imortal, que muito incentiva pela leitura e nos dá o prazer de viajar no mundo da imaginação. Ele foi um poeta que valorizou a sua cidade. Nós só temos que homenageá-lo e seguir esse gosto de escrever e valorizar a nossa cidade“, disse Maria de Jesus, coordenadora do Educandário Cristo Rei.
“Eu achei muito legal essa homenagem, porque a gente pode aprender mais sobre ele e a ler mais. Eu vou recitar a concha e a virgem“, disse Felipe Ariosto, estudante do Educandário Cristo Rei.
A Concha e a Virgem – Poema de Gonçalves Dias
Gonçalves Dias
A Concha e a Virgem
Linda concha que passava,
Boiando por sobre o mar,
Junto a uma rocha, onde estava
Triste donzela a pensar,
Perguntou-lhe: — “Virgem bela,
Que fazes no teu cismar?”
— “E tu”, pergunta a donzela,
“Que fazes no teu vagar?”
Responde a concha: — “Formada
Por estas águas do mar,
Sou pelas águas levada,
Nem sei onde vou parar!”
Responde a virgem sentida,
Que estava triste a pensar:
— “Eu também vago na vida,
Como tu vagas no mar!
“Vais duma a outra das vagas,
Eu dum a outro cismar;
Tu indolente divagas,
Eu sofro triste a cantar.
“Vais onde te leva a sorte,
Eu, onde me leva Deus:
Buscas a vida, — eu a morte;
Buscas a terra, — eu os céus!
Ao longo do dia, outras homenagens serão realizadas. As 15h uma palestra magna sobre a vida e obra de Antônio Gonçalves Dias será realiza no auditório da Prefeitura de Caxias (MA).
Haverá uma homenagem ao Poeta no final da tarde, na Casa onde morou Gonçalves Dias, na Rua Fause Simão, e de lá, todos saem no início da noite saem em caminhada em serenata até a Praça Gonçalves Dias, onde será realizado o Recital e Musical ‘Dias de Poesias’, alusivo aos 200 anos de nascimento do Poeta Antônio Gonçalves Dias.
“Hoje nós comemoramos os 200 anos do Poeta Antônio Gonçalves Dias e recebendo a visita de escolas. A tarde teremos uma palestra com uma romancista. As instituições vão realizar homenagens, com o Abraçarte com uma Serenata e Recital, e aqui na Praça Gonçalves Dias, teremos uma noite de muita poesia”, disse Léo Barata, Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.