Encerrando a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizou, na sexta-feira (11), atividades operacionais de campo do Programa Municipal de Controle da Leishmaniose Visceral no bairro Seriema.

Os agentes de combates às endemias realizaram teste rápido para Leishmaniose e Encoleiramento com coleira impregnada de deltametrina 4%, inseticida que repele o mosquito transmissor da Leishmaniose Visceral.

O coordenador da UVZ Caxias, Natanael dos Reis, falou sobre a Semana de Controle e Combate a Leishmaniose. “Nós sabemos perfeitamente da importância que tem essa campanha em Caxias. Essa semana tivemos capacitação com nossos agentes de combate às endemias, posteriormente tivemos palestra feita pelo Núcleo de Educação em Saúde nas Escolas e hoje nós estamos trazendo colaboradores para dar enfoque nas ações que estão sendo feitas aqui. Nós aproveitamos a oportunidade para chamar atenção da população caxiense, pois eles são nossos parceiros, para ter bastante cuidado com o lixo doméstico, para nunca deixá-lo exposto, pois assim você dá a chance para que o vetor transmissor da leishmaniose possa se proliferar em grande quantidade e trazer consequências danosas”, disse.

Suzana Coelho, assessora da Coordenação Municipal do Programa de Leishmaniose, falou sobre a importância do projeto de encoleiramento. “Foi realizado previamente um estudo para a implantação e para que houvesse uma eficácia da coleira no combate a leishmaniose visceral em Caxias”, explicou.

“É muito importante para combater as doenças dos animais e nos proteger também”, disse Antônio Lima, morador.