A Escola José Castro no bairro Ponte, recebeu nessa quinta-feira (17), profissionais da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) para tratar sobre a Campanha Agosto Lilás, que visa compartilhar informações que ajude a diminuir a violência contra a mulher ou até mesmo erradicar de vez. O público foi os estudantes da unidade de ensino.

“Estamos falando sobre a Campanha Agosto Lilás, que aborda o aniversário da Lei Maria da Penha. Vamos estar passando informações com o intuito de combater a violência na Rede de Proteção à Mulher vítima de violência”, destaca Daniela Cosse, advogada.

“Eu acredito que é um tema de suma importância, pois a Campanha ajuda os adolescentes a serem multiplicadores das informações”, disse Elane Élite, assistente social

As ações acontecem no mês em que a Lei Maria da Penha completa 17 anos, lei que distingue cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, a punição de quem cometeu a agressão com pena que varia de seis meses a dois anos e multa, se a conduta não constituir crime mais grave. Com a medida, juízes, delegados e policiais podem afastar imediatamente o agressor do local de convivência com o critério de existência de risco à integridade psicológica da mulher como um dos motivos. Os trabalhos da Campanha seguem por todo o mês de agosto.

“É sempre necessário a escola promover ações como essa. É preciso que as crianças e adolescentes saibam o que vem a ser a violência contra a mulher”, disse Edijane Martins, gestora adjunta da escola José Castro.

“Faz a diferença, os irão levar essas informações para a casa. É muito bom esse conhecimento, assim eles vão poder ajudar a evitar a violência”, destaca Sara Raquel, estudante.

 

Palavras chaves: , ,