Nessa segunda-feira (21), foi realizada a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no auditório da UniFacema em Caxias (MA), que tem como tema: Promovendo a equidade e conectando-se ao Universo Inclusivo. A Campanha busca promover o conhecimento dos direitos das pessoas com deficiência de Caxias e Região. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) da Prefeitura de Caxias, em parceria com diversas entidades representativas da pessoa com deficiência.

Esta Semana já acontece desde 1963, e que se tornou legal a partir de 2017. Esses eventos são importantes porque traz para uma discussão e debate sobre a situação das pessoas com deficiência. E, nós temos que transformar em políticas públicas as ações debatidas, porque é aqui que as pessoas moram”, disse Paulo Carneiro, Presidente do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência.

A discussão em torno da inclusão tem muita relevância. Aqui em Caxias, promover políticas públicas para esse público alvo, consideramos muito importante, ´pois vem ao encontro das famílias que têm pessoas com deficiência. O diálogo com gestores, o poder público que tem que cumprir seu papel, ampliando o diálogo com as familias são fundamentais para atender ao público”, disse Livia da Conceição, Palestrante e Profª da Universidade Federal do Maranhão.

É importante porque temos um evento que possa discutir as políticas públicas. A gente ver que tem uma entidade que possa receber essas pessoas com mais facilidade, para que eles possam se inserir na sociedade. É preciso que tenhamos mais participação na nossa associação, mas estamos fazendo atendimento de segunda a sexta, estamos de portas abertas para atender as pessoas com deficiência de visual de Caxias“, disse Fernando Nascimento, Presidente da Advirc.

“Nós da pastoral da criança aqui nos fazemos presente pra ajudar a fortalecer esse rede que só dende a crescer, forte e compromissada com a igualdade”, pontuou Irmã Lúcia, do centro Educacional São Francisco.

Até o próximo dia 28 de agosto, diversas ações serão realizadas, dentre elas: Expor Artes Inclusivo, Apresentações Culturais e Stands no Caxias Shopping, nesta terça-feira (22); No Centro Maria Luiza, dia 23 de agosto pela manhã, tem ação com pessoas que contam com altas habilidades e superdotação; a tarde, no Caxias Shopping, haverá o Chá Inclusivo, para tratar sobre o uso das tecnologias em uma perspectiva inclusiva; no dia 24 de agosto, saindo da Praça Vespasiano Ramos, haverá uma Caminhada Inclusiva as 7h; no dia 25 de agosto um ato ecumênico será realizado na Praça da Bíblia as 18h; e fechando as ações no dia 28 de agosto, em todas as escolas acontece o dia D com ações pensadas por cada escola.

Há sete anos nós seguimos a risca o que preconiza as leis federais. Caxias a cada ano que passa, o resultado dessas ações são visíveis, um exemplo é a quantidade de alunos que alcançamos hoje, 2.005 pessoas com Deficiência Fisica e Intelectual. Antes dessas ações não chegava a 500 atendidos”, ressaltou Fátima Sousa, coordendora da Assessoria Multiprofissional.

Caxias tem perspectiva inclusiva como essa Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Aqui estamos hoje afirmando através da Prefeitura o incentivo a igualdade, através da educação especial, voltadas para os conhecimentos das leis. A inclusão acontece em todos as unidades de ensino e no contraturno tem profissional para atender a população no Centro Maria Luiza. Durante esses dias estamos aqui para discutir políticas públicas para as pessoas com deficiência em Caxias“, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Palavras chaves: , ,