A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Vigilância em Zoonoses informa que o 3º Levantamento de Índice Rápido para Amostragem do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023 indicou infestação de 0,7% em Caxias, número abaixo do apontado no segundo levantamento do ano (1,65%). Com a nova redução, o município fica em situação de baixo risco de infestação do mosquito, se considerados os parâmetros do Ministério da Saúde que preconiza índice inferior a 1% como baixo risco, 1% a 3,9% médio risco e acima de 3,9% alto risco.

O primeiro levantamento do ano apontou 2,3%. “Embora observado um decréscimo importante no índice, a Unidade de Vigilância em Zoonoses pede a população que não deixe de fazer o seu papel de cidadania. É de extrema importância a manutenção dos quintais e arredores limpos de recipientes que possam acumular água, eliminando os focos do Aedes aegypti. Desta forma contribuímos também para a diminuição do surgimento das arboviroses como a Zica, Chikungunya e Febre Amarela, doenças que têm trazido sérios problemas de saúde à população, inclusive com casos de óbitos”, diz Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

A pesquisa foi feita entre os dias 31 de julho e 4 de agosto de 2023. Agentes de endemias percorreram 3.077 imóveis de 53 bairros da cidade. De acordo com o resultado, foram encontrados 22 focos do mosquito.

Ao todo, 4 bairros apresentaram alto risco de infestação do Aedes Aegypti: Teso Duro (5,5%), Castelo Branco (5,2%), Itapecuruzinho (5,0%) e Trezidela (4,3%). O calendário de medição do LIRAa prevê 4 ciclos com intervalos regulares preconizados pelo Ministério da Saúde.

Palavras chaves: , , ,