Chá Inclusivo reflete sobre a importância da tecnologia na promoção da inclusão das pessoas com deficiência
Nessa quarta-feira (23), as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDIM) chegou com um Chá Inclusivo no Caxias Shopping. O evento contou com a presença de educadores que lidam diretamente com as crianças nas salas de aulas. Com eles, o desafio de falar sobre como a tecnologia pode ajudar no processo de inclusão.
“Falamos de tecnologia assistitiva para o nosso público especial, estamos abordando essa temática, tecnologica com praticas pedagógicas”, relatou Simone Neves, gestora pedagógica do Centro de Referência Maria Luiza Pereira.
O encontro foi chamado de Chá Inclusivo, que abordou o uso das tecnologias em uma perspectiva inclusiva, tema que Diego Assunção coordenador tecnológico, conhece bem.
“O mundo tecnológico é pra todos. Então, todos devem ser incluídos e hoje abordamos o que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia faz para atender os alunos nos laboratórios de ciências, matemática, robótica e informática, o que só reforça a educação inclusiva no município de Caxias”, destacou.
Durante o evento, um aluno se apresentou tocando violão e cantando. Todo o desenvolvimento mostra o quanto é importante trabalhar com diversas estratégias e o aprendizado das crianças com algum transtorno ou deficiência. Para a profissional pedagoga Najra Danny, o momento foi de orgulho e emoção ao falar do seu Filho.
“Tiago que é um aluno autista, tem uma habilidade na música. A gente sabe que a música é uma linguagem universal, e com ela a gente consegue ensinar coisas que sem ela fica muito difícil. A música mexe com o prazer, as emoções e o gostar”, disse Nando Fernandes, professor.
“Mesmo com limitações na fala do Tiago, ele cantou e foi aplaudido pelo seu esforço e dedicação, todos nós temos limitações, independente de quem somos, o que faz a diferença é o incentivo e apoio. A criança tem que ter um contexto favorável”, Nájra Dany, mãe.
O tema tecnologia ganhou centralidade na vida dos educadores desde a pandemia. O objetivo é buscar o aprimoramento constante.
“Está se discutindo sobre o uso das tecnologias, e isso é muito importante para os pais, professores e alunos, para todos os profissionais. As crianças não estão alheias a tecnologia e nós precisamos usar ao nosso favor”, frisa Brígida Magalhães, professora.
“Aqui nós temos professores da sala comum, sala de atendimento, agentes de inclusão, e sala de inclusão para que o ensino aconteça de forma colaborativa. É necessária a capacitação, pois a tecnologia vai evoluindo”, lembra Fátima Sousa, coordenadora da Assessoria Multiprofissional.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla traz em como tema em 2023: “Promovendo a equidade e conectando-se ao Universo Inclusivo”. A Semana busca promover o conhecimento dos direitos das pessoas com deficiência de Caxias e Região. As ações seguem até dia 28 de agosto em Caxias. Nesta sexta-feira (25), terá um ato ecumênico realizado na Praça da Bíblia às 18h, e encerrando essas ações, terá o dia D com ações pensadas por cada escola.