Estudantes com altas habilidades apresentam talentos durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Caxias (MA)
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), por meio da Assessoria Multiprofissional e o Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado as Pessoas com Deficiência Maria Luiza Pereira, realizou mais uma ação no 3º dia de ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDIM). Nesta quarta-feira (23), o tema foi: Conectados: altas habilidades e superdotação em ação.
“Hoje nós reunimos alunos com deficiência com dificuldades, que têm altas habilidades. Eles estão expondo seus trabalhos, trazendo seus pais, suas escolas, para que eles possam divulgar esse potencial que eles têm de produção”, disse Marilene Moraes, coordenadora do Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado as Pessoas com Deficiência Maria Luiza Pereira.
Alguns estudantes da Rede Municipal de Educação expuseram seus trabalhos e suas habilidades em: desenho, pintura, jogos, confecção de peças, dentre outras. Todos estavam acompanhados dos professores e parentes que também destacaram a valorização.
“A gente apenas vai aperfeiçoando, mas é um dom dela. Os desenhos dela, são em cima da família dela, que é a irmã, ela e o cunhado. São esses três personagens. A história é criada por ela. É um registro da vida dela”, disse Lurdes Barros, professora do AEE da Escola Antenor Viana Júnior.
“Eu aprendi a desenhar desde pequena, uns 7 anos. Eu mesmo crio as história. Os meus desenhos estão melhorando, e as pessoas publicam meus livros. Eu faço pinturas também. Eu mesmo crio os quadrinhos, que eu aprendi na escola”, disse Jhulyanna Gomes, aluna.
“Eu assistia desenhos animados e passei a desenhar. Eu treinava todos os dias até chegar a esse resultado. Essas ideias as vezes vêm de sonhos, de desenhos animados”, disse Ana Vitória, aluna.
“O nome é Papercraft. Eu comecei a fazer desde o ano passado. É porque em uma aula de português tinha uma página que tinha robô. Eu fui montar, e eu não conseguia montar. Eu fui lá no depósito da escola peguei outra página e montei, aí que surgiu a ideia. Eu fui pesquisando na internet Robô de papel até que descobri o nome. Hoje eu procuro só a foto do boneco na internet, mas eu faço o resto”, disse Vitor Gabriel, aluno da escola Nossa Senhora dos Remédios no Bairro Castelo Branco.
A ação no Centro Maria Luiza, recebeu uma caravana de professores da cidade de Coelho Neto, que foi prestigiar o evento. “Pela segunda vez estamos em Caxias. Hoje estamos em um número maior de professores buscando capacitação e conhecimento. A gente pode ter interação com outros profissionais, conhecer outros profissionais e como eles trabalham. Além de conhecer as obras dos alunos. É maravilhoso o trabalho que eles apresentam. Os professores podem compreender que a criança não tem só a deficiência, ele tem habilidades que podem ser exploradas”, disse Rita Maria, coordenadora da Educação Especial de Coelho Neto.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla traz em como tema em 2023: ‘Promovendo a equidade e conectando-se ao Universo Inclusivo’. A Semana busca promover o conhecimento dos direitos das pessoas com deficiência de Caxias e Região. As ações seguem até dia 28 de agosto em Caxias (MA).
Nesta quinta-feira (24), haverá uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico de Caxias (MA), com estudantes e entidades em um ato público. A concentração será na Praça Vespasiano Ramos, as 7h; no dia 25 de agosto, um ato ecumênico será realizado na Praça da Bíblia, as 18h; e, fechando as ações no dia 28 de agosto, em todas as escolas acontece o dia D com ações pensadas por cada escola.