Foi realizada no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Caxias, a aula inaugural do curso de Química – Licenciatura, a ser ministrado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo, em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

O curso é fruto de uma articulação da SEMECT, UAB e IFMA, que já conta com outras ofertas de cursos, como por exemplo de: Pedagogia, Química, Biologia, Pós-graduação em Libras e Pós-graduação EPT. Além de cursos superiores em parcerias com outras instituições, como Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A Prefeitura de Caxias busca, por meio da UAB, intensificar esforços ainda maiores no sentido de ofertar graduação e pós-graduação para Caxias e região, no intuito de contribuir com a formação superior e continuada de professores e demais profissionais da rede pública de ensino.

Participaram da aula inaugural, o professor e coordenador do curso Marcelo Mousinho do Campus IFMA São Luís – Monte Castelo e o coordenador do polo UAB Caxias, Expedito Júnior, além do corpo de profissionais da UAB e alunos do curso.