A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla teve mais um dos momentos realizados, dessa vez, na Praça da Bíblia, com um ato ecumênico com a presença de representantes das Igrejas Católica e Evangélica. A celebração contou com a participação do Ministro da Palavra Luís Fernando e o Pastor Josué Silva.

“Estamos finalizando mais essa semana de ações da Secretaria Municipal de Educação, revigorando nossas energias e fortalecendo a nossa fé, para que nossa caminhada seja firme. E, para isso, precisamos nos encorajar e a palavra de Deus é o nosso alicerce. Estou muito feliz com tantas atividades durante essa semana, que só reforça o compromisso que a Prefeitura de Caxias tem com a sociedade“, destacou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

O ato religioso, realizado nessa sexta-feira (25), contou com a presença de intérpretes de libras, facilitando a comunicação com a linguagem de sinais. “Essa semana foi muito proveitosa de conhecimento para todos os profissionais da educação inclusiva e todos os outros colaboradores, relançamos todas a nossas atividades e junto à comunidade foi uma troca de experiências para o bem da inclusão”, relatou Ana Felicia, CEI Nossa Senhora de Assunção.

Ela foi uma dos cinco educadores homenageados por prestarem bons trabalhos junto às pessoas com deficiência realizando a inclusão, e ganharam o reconhecimento devido suas ações inspiradoras.

A semana de ações contou com a participação de vários órgãos: ONGs, associações, instituições e entidades que lutam pela igualdade de oportunidades e inclusão das pessoas com deficiência, garantindo que seus direitos sejam garantidos. Fernando, que é deficiente visual, disse que já foi conquistado, mas a caminhada ainda não chegou ao fim.

“Eu fico feliz em saber que o poder público municipal de Caxias está se movimentando para proteger e garantir os nossos direitos, realizando essa semana de inclusão.  Eu participei de todas as ações, atividades, palestras e rodas de conversas, fazendo meu papel como cidadão. Com isso, eu exerço da melhor forma, e pensar que as pessoas procurem ter mais respeito com a gente, afinal todos nós independentes de raça, cor e religião, temos limitações. As vezes precisamos do outro e aí é que está a empatia. Ninguém sabe fazer tudo.“, finalizou Fernando Melo, Presidente da Advirc.

As ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla finalizam no próximo dia 28 de agosto, quando as escolas realizam o Dia ‘D’, com  ações e atividades pensadas por cada escola, nos seus ambientes de ensino da Rede Municipal de Educação.