A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizaram palestra sobre a prevenção a violência contra a mulher idosa, nessa terça-feira (29), dentro da Campanha Agosto Lilás, no Centro de Convivência de Idosos (CCI) do Bairro Tresidela.

A palestra sobre a Campanha Agosto Lilás levou dentre as informações: os tipos de violência contra a mulher; em que situação denunciar, dentre outras. Idoso geralmente são agredidos em casa, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde 60% dessas situações ocorrem e os filhos são os que mais agridem.

A Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), ampara as mulheres na garantia do direito de viver sem violência no contexto de gênero, nas relações afetivas e familiares que possam violar seus direitos humanos como mulheres, alcançando mulheres idosas.