A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), através da equipe da técnica de referência do Programa Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher, Carlene Gonçalves, recebeu do Instituto Cuidar kits de higiene bucal, que serão doados para a Organização Não-Governamental (ONG) Mulheres e Meninas de Caxias (MUC).

O Instituto Cuidar foi certificado com o Selo no ano de 2022, por desenvolver ações e projetos que contemplem o bem-estar físico, saúde mental e emocional das suas colaboradoras.

O Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher da Prefeitura de Caxias (MA) está em conformidade com a Lei Municipal nº 2.551 de 22 de dezembro de 2021 e visa promover a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde das mulheres em Caxias (MA).

Dentre as responsabilidades da empresa para participar do Prêmio, estão, que, após a seleção de que trata o edital, terá de:
I – Facilitar a liberação da mulher trabalhadora da empresa a realização de consultas, exames médicos e cuidados com a saúde;
II – Incentivar a inclusão de atividades físicas na rotina pessoal e laboral;
III – Disponibilizar acompanhamento nutricional;
IV – Promover rodas de conversa presenciais ou on-line sobre temas relacionados à saúde da mulher;
V – Manter o ambiente de trabalho com observância à saúde, integridade física, emocional e à dignidade da mulher;
VI – Providenciar a ornamentação cor de rosa na empresa em promoção à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama;
VII – Participar da campanha anual “Outubro Rosa”, inclusive com a aquisição de camisetas de promoção da campanha;
VIII – A comprovação dos requisitos necessários à habilitação das empresas ao “Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher”, deverá ser apresentada por meio dos preenchimento dos requisitos portfólio próprio da empresa, após seleção neste Processo.

O Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher contempla várias categorias de empresas:
1 – Empresário Individual;
2 – Pessoa Jurídica de Direito Privado (sem fins lucrativos, Associações, Institutos, etc.);
3 – MEI (Microempreendedor);
4 – ME (Microempresa);