A Prefeitura de Caxias (MA), por meio das Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres e de Saúde realizaram ações alusivas à Campanha Agosto Lilás de conscientização e combate à violência contra a mulher. Uma das palestras ocorreu na Escola Rita de Cassia. Durante o encontro, os estudantes conheceram mais sobre a Lei Maria da Penha.

Eles souberam também o que é o ciclo da violência contra a mulher e como interromper. O direito que a mulher tem de recorrer à medidas protetivas para evitar que mais situações de violência aconteçam.

A Escola Guiomar Cruz Assunção, no Bairro Mutirão, também recebeu palestras em todas as turmas, na quarta-feira (30). Os profissionais da Unidade Básica de Saúde do Mutirão e do Programa Saúde na Escola, foram de sala em sala explicando como a violência contra a mulher pode ser prevenida e denunciada.

Nós estamos aqui para levar mais conscientização aos alunos, que têm suas famílias. E, que eles possam levar e serem multiplicadores de informações para evitarmos a violência contra a mulher”, disse Regina Maria, enfermeira da UBS do Mutirão.

A ideia é desde cedo, as crianças e adolescentes conhecerem a melhor forma de relacionamento interpessoal com respeito ao outro. Os adolescentes acreditam que é importante que essas informações cheguem às escolas.

Foi uma palestra muito boa, estamos em fase de crescimento e precisamos saber o que fazer no futuro“, disse Eloá Silva, aluna.

A gente aprendeu como a gente deve se comportar para que não exista violência”, disse Otávio Rafael, aluno.

A gente ficou sabendo os tipos de violência que existem. E essa é uma forma de esclarecer mais sobre o assunto”, lembra Antônia Tawane, aluna.