A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde abriu a Campanha de prevenção ao suicídio, na Praça Dom Luís Marelim, nesta sexta-feira (1°). Com blitz educativa, palestras e ação do Projeto Mexa-se, um aulão realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres deixou o lançamento da Campanha movimentado. Este ano a campanha tem como tema “Se precisar, peça ajuda!”.

“Neste mês estaremos visitando hospitais, bancos, escolas e os nossos próprios serviços, abraçando o máximo de pessoas falando sobre a importância de viver bem, de ser acolhedor, e trazer o bem pro outro e para si. Teremos muitas atividades nesse mês tanto na zona urbana, quanto na zona rural”, frisa Nando Fernandes, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial.

O trabalho está sendo coordenado pela Rede de Atenção Psicossocial e terá o apoio da atenção primária e outros órgãos da gestão municipal. Ao longo do mês muitas ações serão realizadas.

“As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são essenciais para o atendimento de pessoas com transtorno mental, pois é lá que elas devem ter o primeiro contato e nossas equipes estão sendo todas capacitadas para melhor acolher esse usuário. Neste mês de setembro todos estarão fazendo ações em alusão a campanha e a importância de se manter a saúde mental e prevenir o suicídio”, destaca Amanda Costa, coordenadora da Atenção Primária à Saúde.

Para quem participou da abertura as atividades realizadas ajudam a sociedade a ter uma vida melhor.

“É muito importante a prevenção. Nós temos atividades com as mulheres que contribuem para melhorar o ânimo”, lembra Raimunda Linda, assistida.

“A interação com as pessoas ajuda a enfrentar qualquer coisa. Eu faço as atividades desde que começaram. Já mudei 100%. A gente fica mais jovem e mais disposta”, lembra Elza Guimarães, assistida.