Encerrando os desfiles nos polos da zona urbana de Caxias (MA), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) realizou os desfiles do Polo V nesse sábado (2), na Avenida 07, Conjunto Cohab.

“Nós atingimos os nossos objetivos, que é contar as histórias dos nossos ilustres. Estamos muito felizes em poder finalizar os nossos desfiles aqui na Cohab e mostrar a importância da nossa cidade, das histórias e conquistas dos caxienses, a importância do nosso setor de memória e cultura, pois resgatamos a história da nossa cidade, porque as crianças estudam, os professores pesquisam, e com tudo isso se torna um conhecimento sistematizado em sala de aula”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“Quero dizer que tenho orgulho de participar desse momento onde as famílias, as crianças e os jovens estão felizes e participativos. Quero agradecer a secretária Ana Célia e o prefeito Fábio Gentil por investirem na educação”, destaca Genival Motopeças, vereador.

Cada escola levou para avenida suas produções, memórias dos escritores, poetas, heróis, símbolos nacionais, feiras, instituições e personalidades que marcaram a cultura e o esporte. Além disso, a inclusão também foi destaque onde crianças da educação especial acompanhadas dos pais estiveram presentes.

“Nós estamos homenageando os 44 anos da nossa escola, com a participação de toda a nossa equipe junto a educação infantil”, frisa Maria do Carmo, gestora.

“É uma forma da cidade lembrar do nosso pai, o Cruz. Todos do CEFOL estão felizes por estarem sendo lembrados”, disse Caio Cruz, presidente do CEFOL.

“É muito bom os desfiles nos bairros, pois dica mais perto da gente. Eu estou amando as famílias participando e dando apoio”, destaca Girleide Rolim, moradora.

“Nós estamos homenageando os nossos profissionais, Gonçalves Dias e todos os profissionais que fazem a educação acontecer”, frisa Antônio Leal, gestor escola.

Para quem assistiu o momento de celebração, o momento é importante e a descentralização dos desfiles também mostra o cuidado da gestão municipal com a população, em proporcionar que as atividades cívicas estejam mais próximas das comunidades.

Em 2023, a Semana da Independência homenageia o Bicentenário do Poeta Antônio Gonçalves Dias, os 200 anos da Independência de Caxias, além dos 100 anos do Arquivo Público do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

Finalizado os desfiles nos polos da zona urbana, no próximo dia 5 de setembro, a Semana da Independência segue com desfiles no Povoado Nazaré do Bruno. No dia 7 de setembro no corredor da Independência na zona urbana de Caxias (MA), será realizada a parada oficial. Entre os dias 12 a 15 de setembro 2023, acontecem nos povoados Cabeceira de São Pedro, Rodagem, Sossego, Brejinho e Caxirimbu, o encerramento da Semana da Independência com os desfiles dos polos da zona rural.