Nesta segunda-feira (04), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) realizou o Projeto ‘CAPS Itinerante’ na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Campo de Belém. A atividade contou com a parceria de acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Na ação, além dos atendimentos da equipe multidisciplinar do CAPS AD III, também foram realizadas palestras, rodas de conversa e distribuição de material informativo sobre a temática da campanha.

O ‘CAPS itinerante’ foi criado para divulgar a Campanha Setembro Amarelo, desenvolvida neste mês de setembro visando a valorização da vida, e tem com objetivo aproximar os serviços de saúde mental da população.

O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Nando Fernandes, falou sobre a atividade. “Estamos com a expectativa muito boa para receber esse povo, abraçar e encontrar as pessoas. Hoje estamos iniciando nosso dia na UBS Campo de Belém, com a atividade de CAPS Itinerante, onde tivemos um momento de educação em saúde e depois vamos ter os atendimentos com os profissionais do CAPS, onde irão atender as pessoas dentro da UBS“, disse.

O médico psiquiatra do CAPS AD III, Marcel Almeida, explicou sobre o atendimento durante o CAPS Itinerante. “A gente resolveu fazer esse momento tirando o serviço do local de origem e trazer para UBS para estar mais próximo a população. Atuamos com equipe multidisciplinar composta de psiquiatra, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, enfermeiro, e iremos fazer essa abordagem mais centralizada e posteriormente fazer o acompanhamento deles no serviço de origem”, contou.

“É muito triste perder alguém por algo que tem tratamento. Procurar ajuda é muito importante”, ressaltou Lucelia Silva, moradora, que participou da ação.