A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal Segurança, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Saúde, dentre outros órgãos, estão apoiando as ações da Semana da Diversidade em Caxias (MA), que vai culminar com a Parada da Diversidade no próximo sábado (16).

Nesta segunda-feira (11), a Associação de Gays, Lésbicas e Profissionais do Sexo (AGLEPS) em parceria com a Prefeitura de Caxias (MA) e lideranças religiosas, realizou no Mirante da Balaiada, um Ato Ecumênico com o objetivo de promover um diálogo acerca do acolhimento de Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais (LGBTQIAPN+).

Hoje é a abertura da Semana da Diversidade, com um ato ecumênico para que possamos falar com as religiões e como é o acolhimento com a comunidade LGBT. Essa semana é para pontuarmos essas necessidades, e dentre elas está o acolhimento dentro das religiões. E, esse é o momento de a gente sentar e dialogar sobre esse assunto”, frisa Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Hoje é um momento ímpar para nós lideranças religiosas para discutirmos sobre o acolhimento do movimento LGBT nas nossas religiões. A Umbanda não pode ficar de fora, porque a Umbanda é uma das que mais acolhe. Esse diálogo é muito importante para que tenhamos mais visibilidade”, disse Ivan de Oxóssi, coordenador municipal de Igualdade Racial e Umbandista.

A proposta foi levar a importância da espiritualidade como forma lembrar que a religiões devem também ter um olhar acolhedor e ajudem a combater a LGBTfobia, além de promover a harmonia e o reforço das políticas públicas para a população LGBTQIAPN+.

Durante a Semana da Diversidade haverá: chá da diversidade, Seminário da Diversidade, jogo da diversidade e finalizando com a Parada da Diversidade. Em 2023, a Prefeitura de Caxias (MA) está em parceria com a organização do evento, mas também está sensível a importância da implementação de políticas públicas.

“Nós sabemos que para todos os seres humanos é importante desenvolver a espiritualidade. É importante que os líderes podem ajudar a acolher os LGBTs. A gente quer mostrar que há uma intolerância religiosas. E, pedimos a todos que parem com isso, e que o mundo será muito melhor sem intolerância”, disse Nandos Santos, coordenador administrativo da AGLEPS.