Profissionais do Centro de Convivência de Idosos da Volta Redonda participaram de capacitação nesta segunda-feira (11). Com o tema: “Como reconhecer os sinais de alerta para suicídio, manejar e encaminhar para a Rede de Atenção à Saúde Mental”, o diálogo se deu buscando soluções os casos em que houver necessidade de uma intervenção de algum profissional da unidade.

A psicóloga, Maria José, destacou algum dos principais fatores de riscos. “Os principais fatores de risco que a gente consegue perceber é o adoecimento mental, onde a pessoa não faz o tratamento, assim como oscilação de humor, isolamento social, que é quando o indivíduo vai começar a perder seu contato social. Quando falamos sobre o suicídio, estamos falando sobre três atitudes que muito a gente trabalhar, que é a dúvida, a rigidez e a impulsividade”, contou.

O coordenador do CCI Volta Redonda, Rafael Sousa, destacou como a capacitação vai impactar no trabalho da unidade. “Temos a intenção de, a partir do conhecimento adquirido aqui, trazer para o serviço de convivência esse aprendizado, identificando os sinais no usuários, nas demandas que nos chegam para que possamos encaminhar bem para a rede, além de aplicar as escuta e o apoio”, disse.

A ação faz parte do programação da Campanha Setembro Amarelo realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com todas as Secretarias Municipais. No encontro, foram lembrados dos pontos de apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além de formas de integração entre os serviços de assistência do município.

Hoje estamos trabalhando com profissionais do Centro Comunitário, profissionais da atenção social, onde tem muito contato com a população dos bairros. Essa capacitação é para que eles possam entender quais são os sinais de alerta para qualquer adoecimento mental” finalizou Nando Fernandes, Coordenador da Rede de Atenção Psicossocial.

Palavras chaves: , ,