A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), recebeu no município o lançamento da 4ª etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas do Governo do Estado, nessa quinta-feira (14). O evento ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a participação de órgãos estaduais e municipais: Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil; Agricultura Pesca, Abastecimento e Agronegócio; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar, dentre outras.

Na ocasião o Governo do Estado entregou Kits com equipamentos aos brigadistas. Para a efetivação do Programa, a Sema e o Corpo de Bombeiros desenvolveram ações específicas junto aos municípios parceiros para o cumprimento do plano de ação para o combate de incêndios e queimadas. O programa incentiva e executa ações estratégicas direcionadas à prevenção e combate as queimadas e incêndios florestais no Maranhão. Durante o evento foram apresentadas as diretrizes para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ação para a Prevenção e o Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão (PPCDQ-MA). O programa une os órgãos de segurança, proteção ambiental, instituições governamentais e não governamentais para fortalecer as ações visando informar e sensibilizar a população sobre os impactos negativos das queimadas e as alternativas sustentáveis para o manejo do fogo.

Cada município participante entra com a indicação da equipe de brigadistas, ou seja, um quadro de profissionais contratados pelo município por um período pré-estabelecido, são doados equipamentos aos Batalhões do Corpo de Bombeiro e Prefeituras Municipais no intuito de contribuir com a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade nas Unidades de Conservação, onde recebem cursos para conhecer teoricamente o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e as aplicações que poderão realizar nas ações de prevenção e combate a incêndios.

Na terceira etapa realizada em 2022, foram direcionadas ações aos municípios de Mirador, Balsas, Santa Inês, Imperatriz, Buriti Bravo, Caxias, São João dos Patos, Alto Parnaíba, Lago da Pedra, Grajaú e Chapadinha, com um total de 642 equipamentos doados. O Governo do Estado lembra que estão proibidas queimadas em todo o Estado até 30 de novembro de 2023.

“O Governo do Estado, através da SEMA e o Corpo de Bombeiros Militar, tem desenvolvido ações do Programa Maranhão Sem Queimadas desde 2020. Então, nós já estamos na 4ª etapa do Programa. Ele visa contribuir para a diminuição de incêndios florestais em todo o Estado, através de ações sócio educativas direcionadas à orientação e controle de incêndios florestais. Além disso, realizamos entregas de kits para o treinamento de brigadistas que participam das campanhas”, frisa Scarlet Vieira, superintendente de Recursos Florestais da SEMA.

“Essa etapa do Maranhão Sem Queimadas é um reconhecimento do Governo do Estado, diante do apoio que as Prefeituras estão nos dando no combate a incêndios florestais. Então, nos encontramos com uma quantidade incêndios ainda elevada, mas já esteve maior. Caxias foi uma das 30 cidades com mais focos de incêndios, mas estamos conseguindo diminuir”, frisa Gustavo Miranda, comandante do Corpo de Bombeiros Caxias (MA).

“A gente vem fomentando a nossa infraestrutura para combater a inúmeros focos de incêndios na zona urbana. A Operação Corta Fogo do Município foi lançada em Julho, e desde então, a gente vem fazendo o monitoramento junto às escolas e comunidades rurais para alertar sobre o período do uso do fogo”, disse Érick Lima, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Caxias (MA).

“Os incêndios são problemas graves. Mas a Prefeitura em parceria com o Governo do Estado está nos dando autonomia para desenvolver um trabalho importante. A gente tenta controlar esses focos de incêndios tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Está de parabéns o Governo do Estado por este Programa”, destaca Etinho Lemos, secretário municipal adjunto de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , ,