A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) realizou nesta quinta-feira (14), o desfile cívico no povoado Sossego. Em 2023 o tema da Semana da Independência faz alusão ao Bicentenário da Independência de Caxias, com o lema – ‘200 anos de História e Conquistas’.

Ao todo sete escolas participaram do desfile no polo do Povoado Sossego com 700 alunos. Enzo Cauê, destacou a importância de participar do desfile. “É muito bom desfile, sempre participo e gosto muito. A gente se sente valorizado e isso é importante esse amor a pátria”, frisou.

Os pais de alunos compareceram e prestigiaram o desfile, acompanhando de perto os estudantes, que fizeram homenagens às manifestações culturais, poetas, escritores, dentre outros. “O amor à pátria é algo que precisamos alimentar, pois assim fortalecemos a parte cívica e a nossa pátria. E, aproveito para ver meus filhos desfilando. Isso é gratificante”, lembrou Delcimar dos Santos.

Teve quem aproveitasse o momento para vender. “A finalidade da nossa banca de vendas de salgados e sucos é angariar fundos para nossas programações, e aqui conseguimos vender bem, como no ano passado que atingimos nossa meta. E, agora vamos conseguir da mesma forma vender tudo”, explicou Welisson Oliveira, líder da mocidade Assembleia de Deus do povoado Boa Hora.

O Pastor Gilson de Souza, destacou a importância de participar da atividade cívica. “É importante participarmos das atividades cívicas, que por a Igreja está inserida no contexto social do evento cívico em comemoração às comemorações alusivas a Pátria”, lembrou.

Escolas Estaduais também participaram do evento. “Essa parceria município e estado tem dado bons frutos, como podemos vê aqui nesse belo desfile, envolvendo também às escolas estaduais”, destacou Lacy Assunção, Diretora da Unidade Regional de Educação (URE) Caxias (MA).

Vereadores, representando o legislativo caxiense, também compareceram ao desfile, dentre eles: Darlan Almeida, Charles James e Mário Assunção.

A Secretária da Semect, Ana Célia Damasceno, lembrou da importância do protagonismo à comunidade escolar na zona rural do município. “É bonito de vermos desfiles tão bonitos, organizados e emocionantes dessa civilidade vivida pelos alunos. O prefeito Fábio Gentil sempre muito solícito com todos, e isso é importante valorizar as escolas do Campo”, lembrou Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

O Prefeito de Caxias (MA), Fabio Gentil ressaltou a felicidade em estar presente e valorizando a passagem dos alunos e profissionais da educação, que se esforçam para mostrar um bom trabalho. “Vivenciar esses desfiles no Campo é muito prazeroso. E, eu como gestor não posso deixar de prestigiar os povoados que são importantes para nossa educação municipal. E, esse momento cívico percebemos o amor desses alunos pela pátria. Todos estão de parabéns”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).