A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal de Controle e Combate a Hanseníase, realizou nesta quinta-feira (14), um treinamento sobre Hanseníase para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde do município.

A capacitação abordou temas como: reações hansênicas, avaliação dermatoneurológica simplificada e vigilância de contatos. O evento aconteceu na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) campus Caxias.

O coordenador do Programa de Controle e Combate a Hanseníase, Cicero Rodrigues, falou sobre o objetivo do treinamento. “O objetivo é capacitar cada vez mais os nossos profissionais para levar um conhecimento a mais para o atendimento dos usuários em suas unidades de saúde. Todos esses profissionais sabem lidar com paciente com hanseníase, mas todo conhecimento adquirido vem para somar na hora do atendimento”, ressaltou.

“Quando se fala em saúde não existe nada redondo, as coisas evoluem, adicionam novos conhecimentos e novas metodologias de tratamento, apesar de que hanseníase é uma doença antiga que tem um tratamento especifico, mas existem notas técnicas que são atualizadas”, ressaltou Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O médico dermatologista, Mabio Assunção, realizou palestra durante o treinamento e falou sobre o tema abordado. “O projeto que desenvolvemos para apresentar no treinamento tem como objetivo trazer ferramentas para as equipes das UBSs, para que eles possam fazer o diagnóstico imediato da hanseníase, e também identificar as reações que possam ocorrer para evitar incapacidades e danos neurais”, finalizou.

João Paulo, enfermeiro, destacou a importância da capacitação. “É muito importante participar desse treinamento, pois nos ajuda a rastrear a hanseníase no município, que é endêmica. Dá uma folga para o trabalho dos médicos, pois fica muito centralizado nesse profissional e essa descentralização é muito boa, pois sai de um profissional e passa a ser para toda a equipe”, disse.

Confira a reportagem: