Foi realizado na tarde da última terça-feira (19) em Brasília, na modalidade on-line transmitido ao vivo pelo YouTube no canal da Rede SUAS, o Seminário Nacional de 10 anos de reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, reuniu em uma sala do Caxias Shopping Center, todos os orientadores sociais que compõe a pasta para em conjunto assistirem a programação que contou com uma tarde de encontros, diálogos e reflexões acerca dos aprendizados e desafios em torno da oferta de proteção social a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

O SCFV realiza atendimentos para grupos constituídos a partir do ciclo de vida dos participantes em situação de vulnerabilidade, fortalecendo vínculos familiares e comunitários dos participantes. Como ação de Proteção Social Básica do SUAS, o serviço é oferecido de forma complementar ao trabalho com famílias, caracterizando-se pela aplicação de metodologias que estimulam a convivência, com proposição de diálogo e atividades de maneira lúdica e educativa. Em Caxias, o serviço é ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência (CC), Centros de Convivência de Idosos (CCIs) e Centros de Juventude (CJs).

Palavras chaves: , ,