O Sebrae Caxias em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio das secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e Indústria e Comércio, realizou nesta quinta-feira (28) o Fórum Educação Empreendedora, voltado para educadores da rede de ensino. O Fórum celebrou também o marco dos 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).

“A parceria com a Prefeitura de Caxias tem por objetivo trabalhar o empreendedorismo aliado à educação. Esse evento é uma comemoração aos 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora. Estamos fazendo a conexão entre educação e empreendedorismo. A proposta é conversar com profissionais da educação para que possamos mostrar a importância de se trabalhar a educação empreendedora nas escolas”, lembra Stênio Pinheiro, gerente regional do Sebrae Caxias (MA).

“A parceria com o Sebrae possibilita que os alunos em sala de aula tenham acesso à educação empreendedora e inovadora. São novas possibilidades para que eles possam iniciar pesquisas dentro das escolas. Com a assinatura do projeto Cidade Empreendedora virão mais oportunidades para o nosso município”, frisou Expedito Júnior, representante da Semect.

“A gente acredita muito na educação. É muito bom essa transversalidade. Temos corrido muito e ido a vários lugares. Vamos caminhar juntos. É uma semente que estamos plantando e temos certeza que lá na frente iremos colher”, disse Constantino Neto, secretário municipal de Indústria e Comércio.

O objetivo foi discutir sobre a educação empreendedora e as diferentes formas de trabalhar o ensino em sala de aula.

“Durante a história da educação tivemos muitas disciplinas apenas com conteúdos, hoje o professor vai além dessas disciplinas e tem outras habilidades. A ideia é colocar o aluno como protagonista. Empreender não é apenas abrir uma empresa, é ter novas atitudes, direcionar a sala de aula, organizar e gerir pessoas e buscar uma dinâmica diferenciada”, disse Larisse Sousa, professora.

A programação contou com a palestra “Pensar fora Caixa”, com Leandro Vidal, que destacou a importância da educação empreendedora nas escolas, e como os educadores podem inovar.

“Você pode empreender como professor e como aluno. É um convite para que o professor seja um empreendedor, e que possa pensar em novas possibilidades para trabalhar em sala de aula. Temos as metodologias ativas que auxiliam o professor a trazer uma forma de trabalho, onde o aluno se torna protagonista. É um convite para o aluno e professor”, destaca Leandro Vida, empresário.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil falou sobre a importância estabelecida com o Sebrae para trazer a educação empreendedora para dentro das escolas do município. “A Prefeitura foi até o Sebrae para que possamos trazer conhecimentos para os alunos e para a sociedade sobre a educação empreendedora. Nós vamos implantar essa nova metodologia dentro das escolas, para que as crianças e adolescentes entendam desde cedo os comportamentos e possam ser empreendedores”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Palavras chaves: , ,