A Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio, em parceria com o Sebrae Caxias (MA), realizou nesta sexta-feira (29), o evento Café Contábil, com a presença de contadores. O evento foi realizado na Sala do Empreendedor que funciona no Centro de Cultura, e fez alusão ao Dia do Contador, que foi comemorado em 22 de setembro.

“A desburocratização é um passo importante que a gente vem tentando dá, com o nosso parceiro, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio, através do Programa Cidade Empreendedora, para otimizar o processo de abertura de empresas, emissão de alvarás, que ainda é um gargalo”, disse Stênio Pinheiro, gerente regional do Sebrae Caxias (MA).

“Hoje em comemoração ao Dia do Contador, estamos tratando do eixo de abertura de empresas, junto com a Jucema, com a vigilância sanitária, bombeiros. Ou seja, estamos criando um plano de desburocratização para agilizar os processos, tempo é dinheiro, e a gente tem tido essa preocupação. A gente sentiu as dificuldades com relação a licenças e estamos indo aos órgãos”, lembra Constantino Neto, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio de Caxias (MA).

“Na verdade, o contador é uma das peças importantes no processo de abertura de uma empresas. Em razão disso, é que a secretaria resolveu criar este evento para capacitar a todos nós. Nós estamos satisfeitos pelo atendimento do convite pelos contadores”, disse Firmino Freitas, secretário adjunto de Indústria, Tecnologia e Comércio de Caxias (MA).

O evento teve por objetivo promover a troca de ideias e experiências entre diferentes atores da área contábil, gerar conexão, proximidade e otimizar a comunicação entre o público envolvido, contribuir para a melhoria da eficiência e da efetividade da gestão pública, contribuir para o fortalecimento da função da contabilidade no setor público, contribuir para o desenvolvimento da profissão para a melhoria do ambiente de negócios locais, e promover a adoção de boas práticas contábeis nos negócios locais.

“Você facilitar todo o processo de abertura de empresas isso vem facilitar a vida do empreendedor, mas também dos contadores, porque todo mundo sai ganhando. A economia sai melhor quando acontece a desburocratização. A burocracia mata, ela impede você de crescer. Porque você dá entrada no processo de abertura de empresa e você fica parado por conta de certos comandos de alguns setores. Mas vale a pena ressaltar que isso vem mudando”, destaca Marta Alencar, delegada do Conselho de Contabilidade Estadual em Caxias (MA).

Durante o evento, uma palestra foi realizada e além de uma roda de conversa, que tratou sobre a desburocratização na abertura de empresas, a Rede Sim, os avanços e também o que precisa melhorar no setor. “É muito positiva essa troca e esse momento de esclarecimento, de conhecimento e de inovação, do que tem e do que podemos melhorar para crescermos e termos um trabalho bem mais desburocratizados”, lembra Maria dos Remédios, presidente da CDL.

“Nós falamos da Rede Sim. A gente cobra para que a burocracia não seja exagerada, para que o empresário otimize o tempo utilize o seu tempo em atividades de gestão. Essa desburocratização visa isso. A gente ainda tem muito problemas com relação a emissão de alvarás”, destaca Flávia Sousa, contadora e consultora do Sebrae.