A Prefeitura de Caxias (MA), inicia ações da Campanha Outubro Rosa, nesta segunda-feira (9), no povoado Rodagem no 2º Distrito, a partir das 8h. Em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde oferta vários serviços, que serão ofertados na Unidade Básica de Saúde da comunidade: coleta citopatológica, consulta médica e de enfermagem, testes rápidos para investigação de ISTs e educação em saúde.

As ações visam levar informações e atendimentos às mulheres com vistas a prevenção contra o câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

A Campanha Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.