A Prefeitura Municipal de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), está realizando para os profissionais da rede municipal, o curso de formação continuada em Libras. O curso está sendo ministrado no Centro de Referência Municipal em Atendimento Especializado Maria Luiza e visa promover um melhor atendimento aos estudantes das escolas do município de Caxias.

As formações são destinadas a professores, técnicos e funcionários da Semect e tem duração de quatro meses. Durante esse período, os profissionais terão qualificação e aprimoramento em Libras, e resultarão em mais acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência auditiva, em cumprimento à lei nº 10.436/2002.

Nós sabemos que hoje em dia a inclusão social foi definitivamente ampliada e também implementada pela Lei 10.436/2002. A Língua Brasileira de Sinais, é uma necessidade hoje para que possamos nos comunicar com pessoas com deficiência auditiva, e a libras por ser uma língua de modalidade gestual visual nós proporciona a comunicação através de gestos, e isso é de suma importância para inclusão de forma geral, e no nosso caso para o alunos.”, destaca Janaína Oliveira, professora.

O curso é ministrado por diversos profissionais da área que têm a formação qualificada. Além de preparar os estudantes, o curso também gera oportunidades no mercado de trabalho tanto nas modalidades de ensino, quando no comércio local, afirmando a proposta da inclusão.

Nossa formação continuada em Libras é muito importante e tem foco nos profissionais da casa, seja professores, como técnicos e funcionários, visando a inclusão. O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil e a Secretária da Semect, Ana Célia Damasceno, têm essa preocupação, fazendo com que Caxias tenha destaque como uma cidade inclusiva. O curso além da formação, tem um significação importante para promover o ensino e ao mesmo tempo a inclusão dos surdos mudos, através das linguagens de sinais“, destaca Seleia Soares, professora.

Para a Gestora Pedagógica do Centro de Referência Municipal em Atendimento Especializado Maria Luiza Pereira, Simone Neves, os cursos de formação são de extrema importância para incluir os alunos.

Formar e capacitar os profissionais é muito importante, pois o curso de libras básico, proporciona as pessoas que estão participando a viabilização da comunicação através da linguagem de sinais, entre surdos e surdos e surdos e ouvintes, e fazendo com que a prática entre esse profissional e o educando possa acontecer de uma forma mais eficaz para que assim, atingimos o objetivo de uma boa comunicação, através dessa formação“, frisa Simone Neves, coordenadora pedagógica do Centro de Referência Municipal em Atendimento Especializado Maria Luiza.