A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou mais uma edição da Feirinha da Gente nesse domingo (8). Estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, estiveram no local explicando sobre o Eclipse solar anular no próximo dia 14 de outubro.

“Nós temos os cuidados principais para que as pessoas não olhem diretamente para o sol. Vai ficar bem escuro na hora e as pessoas vão olhar para o evento, em seguida quando a lua estiver passando, elas vão continuar olhando, e isso pode prejudicar a visão ao longo prazo. Foi preparado banners para fazer essa divulgação”, destaca Francisco Oliveira, professor do IFMA.

As atrações musicais Forrozão Trifase e Karicias do Forró animaram o público. “São projetos diferentes, Forrozão Trifase e Edson Sampaio. Fui convidado e me sinto honrado. O Forrozão Trifase tem nome na cidade. Para quem desejar nos contratar, é só entrar em contato”, disse Edson Sampaio, cantor do Forrozão Trifase.

Enquanto isso, produtos da agricultura familiar e o artesanato local também foram comercializados, inclusive com novos participantes. “Nós produzimos mel 100% natural, contendo todas as propriedades que fazem o bem para o ser humano. Temos sabonetes artesanais. As pessoas conhecem apenas o mel, mas além do mel as abelhas produzem a cera e a geleia real, nós conseguimos colocar esses produtos para melhorar a qualidade”, disse Gabriela Azevedo, empreendedora.

“Eu trouxe crochê, suplá, tapetes avulsos, bolsas infantis e bonecas. Tudo isso sou eu quem faço, todos os domingos estamos aqui na Feirinha da Gente”, frisa Edilene Soares, artesã.

“Hoje estamos recebendo os meninos do IFMA que estão fazendo um trabalho sobre o Eclipse, mas também temos os serviços disponíveis na Feirinha da Gente e os artistas da nossa cidade. Com certeza é um trabalho importante esse da Feirinha da Gente”, lembra Taty Sobral, coordenadora da Feirinha da Gente.