A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou nessa segunda-feira (9), no Auditório da Prefeitura, uma Consulta Pública com o objetivo de receber contribuições para a melhor execução da Lei Paulo Gustavo (LPG).

O recurso não é apenas para o audiovisual, mas para qualquer grupo que queira fazer um documentário sobre a sua história também pode participar. É um processo seletivo e nós viemos deixar claro como elas podem participar”, explicou Elizandra Rocha, especialista em gestão cultural.

O encontro foi dividido em dois momentos. Pela manhã, o encontro foi com as linguagens: artesanato, literatura, artes visuais, danças, mestres de capoeira, tradição oral e demais áreas culturais. A tarde, o encontro foi com músicos e representantes do audiovisual.

Caxias recebe esse projeto e a nossa cultura merece. Cada espaço tem suas danças, sua cultura e precisa desse incentivo“, disse Pelé, produtor cultural.

Nos próximos dias a gestão municipal vai lançar os editais para que os fazedores de cultura e produtores do audiovisual possam colocar suas propostas para receberem os recursos da Lei Paulo Gustavo que visa reparar danos sofridos durante a Pandemia.

Estamos no processo de escuta, mas também no processo de apresentação da proposta de edital, que será lançado em alguns dias. Nós dividimos em dois momentos, afim de atender ao grande número de produtores culturais da cidade de Caxias“, lembra Léo Barata, secretário municipal de cultura, esporte, turismo, juventude e patrimônio histórico.

“A gente preparou um pré-edital, para que as pessoas possam saber o que estamos preparando em Caxias. Nós temos dois formatos de editais que serão lançados em Caxias. Um deles é o edital de fomento cultural, onde os grupos vão se inscrever para apresentar um projeto cultural e depois terá a contrapartida que é a apresentação desses projetos destinado às escolas. E, temos o edital de premiação, na qual a partir da comprovação da sua atividade cultural dentro do prazo de três anos, a pessoa vai estar pleiteando uma vaga de ser premiado como um produtor cultural da cidade“, destaca Maciel Mourão, secretário municipal Adjunto de Cultura.

Eu tenho certeza que a Prefeitura de Caxias vai fazer um trabalho transparente para que as pessoas que tiveram problemas durante a Pandemia possam está com este valor que é de direito deles“, lembra Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

Para o Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, o momento é importante para a cultura caxiense e pediu que todas as pessoas aptas possam aproveitar a oportunidade. “A Lei Paulo Gustavo vem para valorizar e enaltecer todos os produtores culturais, e Caxias vai escutar e a ver a melhor forma de respeitar todos que fazem o nosso município, a nossa produção cultural“, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA)

Confira a reportagem: 

Palavras chaves: ,