Nessa terça-feira (10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Volta Redonda recebeu ações da Campanha Outubro Rosa, no mês de conscientização sobre o câncer de mama. A atividade aconteceu durante todo o dia e contou com palestra, consulta médica e de enfermagem, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coleta citopatologica, além de coleta de sangue para doação em parceria com o Hemomar Caxias.

Mayani Lima, coordenadora da política de saúde da mulher, destacou as ações que serão realizadas durante a campanha. “Durante todo o mês da campanha estaremos fazendo o giro em todas as Unidades Básicas de Saúde. O objetivo da ação é trazer informação para a comunidade sobre o câncer de mama, prevenção, orientação, sinais e sintomas, além de informar que esse diagnóstico não é exclusivo para mulher, também pode ser um prognóstico ruim para o homem e dizer da importância de buscar o serviço de saúde”, frisou.

A médica da UBS Volta Redonda, Ana Karine, explicou sobre as consultas de rotina para rastreio de câncer de mama. “Inicialmente as mulheres vêm para consulta de rotina e as que estão na idade de rastreio de 50 a 69 anos, nós solicitamos a mamografia, a partir do resultado a gente vê a necessidade de fazer o acompanhamento a cada dois anos ou solicitar algum exame específico, que seria a biópsia, de acordo com o resultado nós vemos se precisa tratar”, contou.

“Esse evento é mais um momento para levarmos à população informações importantes sobre fatores de risco, para se evitar o câncer de mama”, disse o enfermeiro da UBS Volta Redonda, José Nilton.

Cleusa Carvalho, paciente oncológica, participou do evento e deu algumas orientações. “A orientação é de que a gente possa dar um atenção maior a nossa saúde. Essa campanha é uma necessidade para que as pessoas possam se sensibilizar, pois qualquer pessoa independente da idade, pode ser acometido pela doença. Que as pessoas possam estar sempre fazendo seus exames periódicos”, finalizou.

Palavras chaves: , ,