A Prefeitura de Caxias (MA), por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Meio Ambiente e Defesa Civil, celebra a Semana Mundial da Alimentação. Neste Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, as Nações Unidas destaca que a meta global de erradicar a fome ainda é alcançável. Atualmente, a ONU estima que cerca de 780 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.
Com a falta de recursos, cerca de 50 milhões de crianças correm o risco de morrer devido ao nanismo grave. De acordo com a ONU um dos maiores desafios que o mundo enfrenta para abordar a situação atual é a falta de financiamento para o apelo humanitário global deste ano, que atualmente conta apenas com 32% dos recursos necessários.
Em 2023, o lema do Dia Mundial da Alimentação é “Água é vida, água é alimento. Não deixe ninguém para trás”. Em Caxias (MA) o tema é “Água dá vida e nutre: de mãos dadas com o Rio Itapecuru”.
Um dos objetivos é mobilizar a ação global pela transformação dos sistemas agroalimentares. O esforço é mundial e reune a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, juntamente com líderes mundiais, especialistas, instituições financeiras internacionais, figuras públicas, setor privado, jovens e ativistas indígenas. Em destaque está a situação de 2,4 bilhões de pessoas em países com escassez de água. Mais de 600 milhões dependem de sistemas alimentares aquáticos enfrentando poluição, degradação dos ecossistemas e impactos das alterações do clima.
A proposta é que eventos programados em mais de 150 países enfatizam o combate coletivo à fome e o aumento da consciência sobre o impacto da gestão responsável da água nos sistemas agroalimentares. Mais de 500 atividades estão agendadas para 150 países, incluindo exibições, shows de drones e iluminação de locais icônicos.
Em Caxias eventos serão realizados hoje (16), no Centro Universitário Unifacema, além de panfletagem em pontos turísticos da cidade, conforme a programação que finaliza no dia 19 de outubro de 2023.