A Prefeitura de Caxias (MA),  por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou nessa terça-feira (17), no Parque Ambiental, a abertura da Feira Municipal de Literatura – Flict 2023. De 17 a 19 de outubro de 2023, a VI edição da Feira vai envolver todas as escolas do município, escritores, exposições, lançamentos de livros e compartilhamento de trabalhos. Caxias, o Maranhão e pessoas de outros estados estão marcando presença, a exemplo do prefeito Mercial Lima, de Grajaú; Claudia Montes, embaixadora da Paz de Recife (PE) e Arucha Oliveira, pesquisadora de Fortaleza (CE).

“Ser homenageado em uma terra como Caxias e de Gonçalves Dias, por uma assembleia e pela Prefeitura de Caxias é muito gratificante. Um abraço para o prefeito Fábio Gentil e para deputada federal, Amanda Gentil. Eu estou aprendendo muito. Nós iremos copiar tudo que está sendo feito para levarmos para o nosso município. Parabéns Caxias pela sua história e pela administração maravilhosa que tem”, destaca Mercial Lima, prefeito de Grajaú.

“Quando falamos de poesia, arte, cultura e literatura, a história é resgatada e reunimos a familia. A professora Ana Célia, em apoio com o prefeito Fábio Gentil, está proporcionando lazer e educação”, frisa Claudia Montes, Embaixadora da Paz de Recife (PE).

“Sou pesquisadora de Cordel e monitora de um grupo de estudos da Universidade Federal do Ceará, que é coordenador pelo professor Estélio Torquato, que é cordelista. Então, no curso de Letras nós incentivamos os alunos a pesquisar a cultura nordestina. Nós já visitamos mais de 100 escolas”, disse Arucha Oliveira, pesquisadora da UFC (CE).

Este ano, a Flict 2023 tem como tema: “Bicentenário de Caxias: um convite à poesia”. O evento conta com Biblioteca Itinerante; Projeto Cultural Tecendo Ideias (contação de história, exposições artísticas, lançamentos de livros, dança, teatro, desenhos ao vivo e shows musicais); Ala empresarial (livrarias e outros segmentos comerciais); Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais (mesas-redondas com escritores, pesquisadores e acadêmicos); Feira Municipal de Literatura (trabalhos de escolas de Caxias e de outros municípios da Região dos Cocais), além da entrega da Comenda Ubirajara Fidalgo (destinada à homenagear personalidades com iniciativas relevantes). Este ano os escritores homenageados, são: Salgado Maranhão e Beatriz Reis e menção honrosa para o escritor, Ezíquio Neto.

“A Flict tem uma grande importância. Nosso objetivo é fazer com que as crianças conheçam os escritores, apresentem os seus trabalhos, produzem música a partir dos escritores. Isso tudo nos deixa felizes, porque todos os professores e gestores estão envolvidos e aqui temos um desfile de todo o trabalho realizado em sala de aula. Então, acredito que o resultado é sempre muito positivo”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária da Semect

“Como é uma homenagem é sempre bom, mas na nossa terra, com aqueles que conhecem tanto a gente ,como o nosso jeito de andar e de amar, é melhor ainda. Graças a Deus eu tenho levado o lado bom do Brasil no mundo acadêmico americano e a poesia ao nível mais alto que a língua alcança”, destacou Salgado Maranhão, escritor homenageado.

“Esse evento tem um resultado na literatura e nas crianças que pensam em escrever e se envolvem com a escrita nas escolas. É bom que se diga, o resultado é fruto de um trabalho dos professores que incentivam os alunos a realizarem seus trabalhos”, destaca Joseane Maia, escritora caxiense.

“Esse evento é grandioso, traz escritores de fora para poderem fazer a divulgação dos seus trabalhos. Quero desejar a todos os participantes da Flict uma boa sorte, iremos fazer uma grande feira”, destaca Mário Assunção, vereador.

“É muito significativo estar recebendo essa homenagem hoje. O ano de 2023 é o ano em que comemoramos os 200 anos de Gonçalves Dias, é uma satisfação muito grande, eu só tenho a agradecer pela oportunidade”, lembra Beatriz Reis, escritora homenageada.

“Para você entender a cidade, você tem que entender o lugar onde você está, a sua rua, a história da sua família, isso foi muito legal para eu poder visitar as escolas, pois eu pude explicar para os alunos sobre isso”, disse Ezíquio Neto, escritor homenageado com menção honrosa.

Palavras chaves: , ,