Nessa terça-feira (17), teve início o 4º ciclo do encoleiramento de cães do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral, que é coordenado pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e executado por agentes de combate às endemias.

A primeira localidade a ser trabalhada é o Bairro Campo de Belém, tido como um dos 24 bairros selecionados pelo Ministério da Saúde, onde tiveram casos de Calazar canino e humano nos últimos anos, para a execução do programa.

Segundo o supervisor Gleydson Negreiros, o encoleiramento de cães tem o objetivo de prevenir o Calazar, através de coleiras impregnadas com deltametrina 4%, que repele o mosquito transmissor da doença. A meta do 4º ciclo é trocar as coleiras de 12.097 animais.

Eu acho uma ação maravilhosa, que é de prevenção. Todos tememos perder o nosso animal para essa doença”, afirma a moradora, Amanda Moita.

Natanael dos Reis, coordenador da UVZ, lembra que se o domicílio estiver fechado na passagem do agente, o morador pode solicitar a troca da coleira do seu animal na sede da UVZ, munido de um comprovante de residência.

O trabalho de encoleiramento de cães começou em 2022 e é dividido em 8 ciclos, sendo cada um deles é desenvolvido durante 6 meses.

 

Palavras chaves: ,