Nessa quarta-feira (18), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Alecrim recebeu a equipe técnica do Ministério da Saúde para realização do Inquérito Nacional de Incapacidades Físicas em Hanseníase. O objetivo é estimar a frequência de incapacidades físicas por Hanseníase em casos pós-alta por cura no Brasil, além de auxiliar gestores estaduais e gerentes dos programas de hanseníase na elaboração de planos de ações para o enfrentamento da doença.

Em Caxias, 32 pessoas serão avaliadas pelos técnicos. Fabiana Pisado, especialista apoiadora do Ministério da Saúde, explicou em que consite o trabalho. “Essa é uma pesquisa nacional do Ministério da Saúde, um projeto cientifico, estamos aqui com objetivo de reavaliar os pacientes de hanseníase que tiveram diagnóstico e alta por cura de 2015 a 2019. Estamos percorrendo o interior do Maranhão, já passamos por Timon, hoje em Caxias, depois iremos a Codó e Coroatá. O objetivo dessa pesquisa é ver como se encontra esses pacientes no pós-alta, se eles estão com grau de incapacidade 0, 1 ou 2. Já fizemos região sul, sudeste, centroeste, norte e agora estamos no nordeste”, disse.

Cicero Rodrigues, coordenador municipal do Programa de Hanseníase, falou sobre os cuidados realizados no município. “O cuidado com a Hanseníase é indispensável, o município de Caxias, através das suas Unidades Básicas de Saúde realizam a notificação e o tratamento destes pacientes. Hoje e amanhã está no município uma equipe do Ministério da Saúde, onde eles estarão avaliando os pacientes que foram notificados no período de 2015 a 2019 e que saíram de alta por cura”, finalizou.

Palavras chaves: , ,