Tem início nesta segunda-feira (23), as inscrições para o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023 de forma presencial na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec); na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) ou na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM).

A oportunidade marca mais uma parceria entre a Prefeitura de Caxias (MA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, que lançou edital de seleção de estudantes para o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Ofertado no âmbito do Qualifica Mais EnergIFE, na modalidade de Formação Inicial e Continuada, o curso tem como objetivo capacitar profissionais para executar o projeto e a instalação de sistemas de energias renováveis residenciais e comerciais.

Durante o curso, que tem 200 horas, os estudantes irão conhecer técnicas de instalação de sistemas de energia renovável, além de aprender a planejar o dimensionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica. São um total de 40 vagas, sendo que 20% são destinadas a candidatas mulheres.

Para se candidatar a uma vaga, a pessoa deve ter 18 anos ou mais e possuir escolaridade, mínima, de ensino fundamental (1º a 5º ano) completo. No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar cópia e original da carteira de identidade, CPF e comprovantes de residência, escolaridade e renda, se possuir.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a análise de documentos de inscrição e entrevista, ambas de caráter eliminatório. O resultado final está previsto para ser divulgado em 22 de novembro de 2023. O curso vai iniciar no dia 5 de dezembro, com aulas serão ministradas na Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio, em Caxias/MA.

Confira abaixo o edital: