A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou nessa quinta-feira (19) a 3ª edição da entrega da Comenda Ubirajara Fidalgo, comenda que homenageia Ubirajara Fidalgo da Silva, dramaturgo, ator, produtor, empresário, apresentador de TV, diretor de teatro brasileiro e co-criador do Teatro Profissional do Negro. A comenda homenageou personalidades que fazem a diferente em em suas áreas de atuação na sociedade caxiense, no Maranhão e no Brasil.

Este ano a Comenda Ubirajara Fidalgo foi entregue a 10 personalidades: Categoria Post Mortem, que teve como homenageado o ex-vereador, Teódulo Aragão; no segmento empresarial, Clênia Amâncio; na categoria Humanismo e empoderamento feminino, a jornalista Claudia Montes, embaixadora da Paz de Recife Pernambuco; na categoria religião, o pastor Josué Silva; na categoria poder público municipal e estadual, Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança Pública e Cel Ricardo Almeida, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar; na categoria Ciência da Saúde – Medicina, Antônio Oliveira Assunção; na categoria Educação, a gestora da Escola Tia Joana; a professora Jesus Lobão e a secretária, municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Ana Célia Damasceno.

“Quero agradecer ao Prefeito Fábio Gentil por estarmos à frente da Segurança Pública no município. Pra mim é um motivo de honra. Quero agradecer a professora Ana Célia por este reconhecimento, dedicar a memória do meu pai, Raimundo Messias de Mesquita”, frisou Sargento Mesquita, secretário Municipal de Segurança Pública.

“Esse é um grande momento na minha vida. Eu fiquei muito honrada, estou emocionada em ser reconhecida na minha cidade”, destacou Clênia Amâncio, empresária.

“Ficamos muito felizes e emocionados em receber uma comenda dentro da cidade de Caxias, por onde passaram várias pessoas ilustres, de cunho nacional e internacional. Quando veio o comunicado de que eu iria receber a comenda, não acreditei, mas estou muito agradecido. Essa comenda reflete o trabalho da polícia. Quero agradecer a Deus, a minha família, aos meus policiais e essa homenagem que estou recebendo eu estendo a eles” disse Cel. Ricardo Almeida, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar.

“É um trabalho gratificante, pois aquilo que se faz com e por amor é muito bom. Acredito que todas as pessoas que estão aqui, durante esses 3 dias puderam observar o quanto é bom trabalhar com educação. A Flict foi a forma que nós encontramos para homenagear os nossos escritores e as nossas personalidades, para que as crianças entrassem em contato com os conhecimentos e autores. Nós estamos valorizando as pessoas que contribuem com a nossa cidade. Por tudo que foi apresentado o resultado é muito positivo”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

O evento também contou com apresentações musicais dos artistas caxienses: Chico Beleza e Vitor Cantanhede; e a cantora Nayra Lima, fechando o evento.