O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, acompanhado da Deputada Federal, Amanda Gentil, entregou ao ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, no Palácio da Justiça, nesta terça-feira (17), a Comenda Bicentenária “Caxias +200”, alusiva ao bicentenário da Independência de Caxias, celebrado em 1º de agosto de 1823, bem como aos 200 anos de nascimento do poeta Gonçalves Dias, ocorrido em 10 de agosto de 1823. A medalha +200 também ressalta a relevância histórica e cultural da cidade para o estado do Maranhão.

“Fico muito feliz com a homenagem. Caxias é uma cidade especial para mim por muitas razões. Entre elas, os laços afetivos. Já são 17 anos de caminhada política na região. Tenho muitos laços afetivos, também, com Gonçalves Dias. Então, agradeço e digo que estou precisando voltar lá, afinal há obra com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública atualmente no município”, salientou o ministro.

A comenda Caxias +200, aliás, foi criada neste ano, em Caxias, pelo Poder Executivo local, para valorizar pessoas que têm prestado grandes serviços ao município. “O ex-deputado federal e governador, e hoje senador e ministro Flávio Dino, tem prestado serviços relevantes ao nosso município. Esse é um ato de reconhecimento por tudo aquilo o que ele fez e continua fazendo pelo país, especialmente pelo município de Caxias. E no ano do bicentenário de Gonçalves Dias, a comenda é para enaltecer figuras importantes da nossa região. Por isso, viemos a Brasília entregar essa comenda em mãos, para mostrar a importância que tem para nós, caxienses, a figura do ministro e senador Flavio Dino”, afirmou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

O Prefeito Fábio Gentil, também destacou que os habitantes do estado se sentem representados pelo ministro que, recentemente, também recebeu o título de Cidadão Caxiense, com o reconhecimento pelo serviço prestado ao município. “E, agora, nós fazemos a maior homenagem da cidade, justamente a honraria do bicentenário de Caxias e da adesão do município à Independência do Brasil, além do bicentenário de Gonçalves Dias. A gente enaltece a figura do ministro como peça importante no desenvolvimento da nossa região”, ressaltou o prefeito.